O povo acima dos Lucro: os próximos cinco anos

Resolução da Internacional de Serviços Públicos (ISP) apresentada pela secretária geral da entidade, Rosa Pavanelli, durante a abertura do 30º Congresso Mundial:

“A liberdade em uma Democracia não está assegurada se as pessoas tolerarem o crescimento do poder privado até um ponto em que se torne mais forte do que o próprio Estado democrático. Isso, em sua essência, é o fascismo”.

Essas palavras foram escritas pelo presidente Roosevelt ao Congresso dos EUA em abril de 1938. Roosevelt estava pensando na tragédia que havia acontecido na Europa naqueles anos, mas acredito que o que ele disse poderia ser aplicado a nós também.

Oitenta anos depois de ele ter emitido este aviso, não se confundem os sinais de que a democracia está recuando e que os interesses econômicos privados têm precedência sobre todo o resto.

O fosso entre ricos e pobres nunca antes foi tão grande, e a concentração da riqueza nas mãos de um número muito pequeno – alguns dos quais tem mais dinheiro do que muitos estados – representam quase de maneira física o intolerável nível de injustiça que tem sido desencadeada pela globalização liberal.

As conquistas sociais que damos por garantidas estão sendo revertidas, ou simplesmente eliminadas. Alguns trabalhadores, que nunca colheram seus benefícios, muitas vezes se encontram explorados de uma maneira que só pode ser descrita como uma forma de escravidão. Migrantes, crianças, mulheres e jovens são vistos como uma fonte de mão-de-obra barata; eles não têm ninguém para defendê-los ou para contribuir para o seu bem-estar social, e eles não têm acesso aos serviços públicos. De acordo com as estatísticas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico (OCDE), todos os anos, 150 milhões de pessoas ficam abaixo da linha de pobreza devido aos custos do tratamento médico privado pagos do seu próprio bolso.

Ao mesmo tempo, vimos o poder das multinacionais crescer até o ponto em que muitas vezes podem impor sua vontade aos Estados. Elas podem balançar as eleições, influenciar os governos e ditar suas agendas, criando um terreno fértil para a corrupção institucionalizada.

Em alguns dos países do Sul, particularmente na África, estamos vendo um retorno às formas mais repressivas do colonialismo, onde os recursos naturais e humanos são saqueados.

O aquecimento global e as mudanças climáticas estão causando cada vez mais desastres naturais. Como resultado, as pessoas estão sendo forçadas a fugir de suas casas e buscar refúgio em outros lugares, enquanto outras tentam escapar da guerra, da violência ou da violação de seus direitos humanos.

Na ausência de um governo global, o surgimento de fenômenos históricos como o racismo, a xenofobia, o terrorismo e o nacionalismo não são controlados e sim usados para manipular os medos e incertezas das pessoas. Em uma palavra, o fascismo está em ascensão.

Foi assim que acabamos com Trump, Temer, Macri, Brexit e os líderes terríveis de países da Europa Oriental que estão colocando cercas de arame farpado. Tenho certeza de que ninguém aqui teria imaginado que nosso Congresso acontecesse sob a ameaça de uma guerra nuclear irracional.

O fato de que estamos em tal situação é prova do fracasso da elite governante. O G7, o G20, e mesmo a OCDE e o Fórum Econômico Mundial são clubes exclusivos que fazem a licitação do capital, mas são inadequados para governar nos tempos difíceis quando enfrentamos desafios importantes.

Toda vez que a capital global nos pediu para acolher a mudança, abraçar a modernidade, adaptar-se, com a esperança de salvar a própria pele, permitimos que isso acontecesse e compartilhamos uma parte da responsabilidade pelo desastre subsequente.

O que precisamos é governança global dentro do sistema das Nações Unidas, para que todos os países possam se unir e superar desigualdades, injustiças e desequilíbrios no desenvolvimento. Ao nos juntar, podemos lidar com os desafios globais, mas também devemos reconhecer o papel dos trabalhadores e seus sindicatos.

Ao longo da história, a exclusão sempre provocou um desastre.

Podemos ajudar a mudar esta situação ao enfrentar os desafios globais.

Hoje, a digitalização e as novas tecnologias estão deixando uma sombra sobre o futuro do emprego em muitos setores. É claro que temos razão em nos preocupar, mas o mercado de trabalho sempre conseguiu se adaptar à inovação tecnológica. O que torna a digitalização mais assustadora é que ela permite que uma quantidade alarmante de conhecimento e riqueza se concentre nas mãos de algumas multinacionais em certos setores. E todo o debate sobre uma renda básica universal baseia-se na ideia de uma sociedade onde a maioria é fraca, pobre e marginalizada e onde a sua sobrevivência é garantida para que uma pequena minoria possa viver em luxo. Tudo isso faz parte de uma nova tentativa de puxar a lã pelos nossos olhos e preparar uma campanha nova e destrutiva que assegure o triunfo do liberalismo. Esta situação não pode continuar, devemos nos levantar, devemos nos preparar, estarmos preparados para o que os nossos adversários possam fazer.

A política sustentável de desenvolvimento ambiental e urbano também deve levar em conta os direitos dos trabalhadores – ou seja, o que é necessário é uma abordagem holística.

Nossa campanha pelo financiamento de serviços públicos deve abordar questões como corrupção e dívida pública. A dívida pública deve ser vista como um instrumento que pode introduzir flexibilidade na gestão das finanças públicas e deve ser usado para responder às necessidades coletivas e ao interesse público. Também precisamos considerar a financiarização dos contratos de infra-estrutura pública para bloquear os insidiosos ataques aos fundos de pensão que os trabalhadores precisam para que eles possam aproveitar sua aposentadoria.

Os serviços públicos são uma ferramenta valiosa para integrar migrantes, pessoas deslocadas e refugiados na sociedade. É assim que podemos contribuir para derrotar ignorância e preconceito e ajudar a desenvolver uma sociedade mais justa e pacífica. Eu digo isso, mesmo que seja ao custo de desagradar um ou outro de nossos afiliados.

O mundo está em uma encruzilhada e a menos que estejamos preparados para liderar a mudança, as classes trabalhadoras serão privadas de um futuro por muitos anos.

Há partes do mundo onde nossa pegada não é muito grande. Mas devemos usar a influência que temos para defender nossas políticas regionais e globais, apresentando propostas claras, radicais e inclusivas que promovam mais participação, mais democracia e mais justiça. E, quando necessário, devemos simplesmente aprender a dizer não.

Esta é a única maneira de construir um mundo mais justo e solidário que coloca o povo acima dos lucros.

Estamos prontos para continuar por esse caminho. Com o seu apoio, podemos, vamos ganhar.

Desejo a todos um Congresso de sucesso.

Tradução e Edição: Rafael Mesquita/Germana McGregor

Fonte: ISP


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO