8M: Sindicatos celebram conquistas e reafirmam pautas feministas no Ceará

O Dia Internacional da Mulher foi marcado, ontem (8), por uma intensa agenda de atividades das entidades ligadas à Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce). Seja em Fortaleza ou no interior, sindicatos se somaram a movimentos sociais que reivindicaram direitos e protestaram contra a violência, a fome, o racismo e o machismo. 

Fortaleza

O ato unificado “Pela Vida das Mulheres! Democracia, Territórios e Direitos” reuniu centenas de coletivos na Praça do Ferreira, local de concentração que também foi palco de apresentações artísticas, feira feminista, cortejo e tendas de orientação nutricional, caminhão da cidadã, serviços de fisioterapia, orientação psicológica, aferição de pressão e glicemia, massoterapia e orientação sobre saúde da mulher. De lá, os grupos saíram pelas ruas do Centro em marcha. 

Canindé

Em parceria com diversos sindicatos e movimentos sociais, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé (SINDSEC) promoveu o ato público “Mulheres em luta contra a miséria e por democracia”, com cortejo pelas ruas do município até a Praça Tomaz Barbosa. O ato teve o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre as desigualdades que potencializam as diversas formas de violência contra as mulheres, tanto no mercado de trabalho como em todos os espaços da vida.

Crateús

O Sindicato dos Professores da Rede Pública Municipal de Crateús (Sindprof) realizou manifestação pela vida das mulheres e reafirmou, mais uma vez, a pauta de reivindicações da campanha salarial da categoria. Entre outros pontos, os profissionais buscam reajuste salarial de 15% e reposição de 19,24% para reparação da carreira do magistério linear aos professores com formação em nível superior (graduados e pós-graduados). 

O ato teve início em frente à sede do sindicato, com culminância no centro administrativo do município,  em busca de negociação com o prefeito Marcelo Machado. Após tratativas com o procurador do município, ficou acordada uma reunião de negociação para o dia 21 próximo.

Crato

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato (SINDSMCRATO) juntou-se a outros sindicatos e movimentos populares em ato que teve concentração em frente à prefeitura do município. De lá, o coletivo saiu em marcha pelas ruas da cidade como parte do movimento “8M Cariri”.

Barbalha

Antes mesmo do 8 de março, representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbalha (SINDMUB) realizaram, na última terça-feira (7), buzinaço nos principais bairros da cidade. A carreata mobilizou mais de 200 professores, que lutam para garantir o pagamento do reajuste salarial de 14,95% anunciado no último mês de janeiro pelo ministro da Educação Camilo Santana.

A gestão municipal, além de não sentar à mesa de negociação, não apresenta proposta para resolver o impasse. Líderes do SINDMUB tentam sensibilizar vereadores da base aliada a articular, junto ao deputado estadual Fernando Santana, uma saída que possibilite uma negociação com o prefeito Guilherme Saraiva.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO