Comitê Estadual do Fórum Alternativo Mundial da Água será lançado no CE

O Comitê Estadual do Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA) será lançado nesta, quarta-feira, 17 de janeiro, às 14h, na Assembleia Legislativa do Ceará. Diversas entidades, entre movimentos sociais urbanos e do campo, estarão reunidas para discutir questões relacionadas à água.

Com o tema “Água é direito, não mercadoria”, o FAMA foi criado em contraposição ao 8º Fórum Mundial da Água, chamado pelos militantes de “fórum das corporações”, que ocorrerá em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em 18 a 23 de março de 2018, organizado pelo Conselho Mundial da Água.

De acordo com a articulação do Fórum Alternativo, o objetivo principal do grupo, que pretende se fortalecer com o ingresso de mais militantes a partir do lançamento, é resistir ao processo de privatização e comercialização da água. Para eles, as corporações gerindo a água têm como prioridade minimizar investimentos e maximizar receitas.

“A água deve ser entendida a partir de um referencial que a trate como sustentáculo da vida, como elemento sagrado para diversas culturas, e ainda relacionada à gestão de valores ambientais, sociais, éticos e de equidade. (…) É fundamental a compreensão de que a água é um bem comum que não pode ser gerido por interesses privados e que, mesmo uma gestão do Estado, que em teoria deveria prezar pelo bem comum, sem controle social e participação democrática, poderá priorizar o atendimento aos grandes interesses privados, como ocorre em casos de concessões de uso de fontes para exploração mineral, parcerias público-privadas dos serviços de saneamento público, entre outros”, defende o documento de apresentação do FAMA.

Serviço:

Lançamento do FAMA-CE

Quarta-feira (17/01), às 14h

Local: Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres)

Contato para entrevistas:

Cláudia Nascimento – 85 -996695099 – comitê.fama.ce@gmail.com


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO