UECE ofertará sua primeira licenciatura intercultural indígena

O curso tem previsão de início no dia 5 de agosto de 2024, com carga horária de 3.944 horas (232 créditos) e 40 vagas ofertadas

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) promove a sua primeira licenciatura diferenciada, o curso de Licenciatura Intercultural Específica Tabajara (Linta), voltado para os povos originários, especialmente os Tabajara. Fruto de diálogo com essas comunidades, o projeto do curso foi elaborado para atender às suas necessidades, levando em conta peculiaridades como o tempo e espaço pedagógicos dos docentes indígenas, além de valorizar os saberes locais e a luta pela demarcação de terra.

O reitor Hidelbrando Soares destaca o valor histórico da iniciativa. “Aproximar-nos dos povos originários é uma ação de respeito àqueles que nos antecederam e que têm uma longa história de educação de suas crianças e de seus jovens. A Universidade chega com uma expertise institucional que, agregada ao trabalho formativo já realizado pela etnia, propiciará formação graduada de qualidade e socialmente referenciada aos futuros professores indígenas. Estamos fazendo história”, declarou.

A estrutura curricular, baseada em experiências anteriores, integra atividades tanto na universidade quanto na comunidade, com disciplinas divididas em quatro eixos de saberes.

O projeto, já aprovado pela Capes, aguarda a última etapa de aprovação interna. Com início previsto para o segundo semestre de 2024, a licenciatura será vinculada ao Cecitec, em Tauá, atendendo diversas aldeias da região. Serão oferecidas 40 vagas para esse importante passo rumo à educação inclusiva e respeitosa da diversidade.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO