Seminário critica o discurso de sustentabilidade do mundo capitalista


A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) chamou os sindicatos filiados pra debater o tema “Convivência Sustentável com o Semiárido – Desafios e Possibilidades”, em seminário estadual realizado na manhã desta terça-feira (09/06), no Hotel Romanos.


O evento colocou em discussão o conjunto de demandas para o aumento da sustentabilidade ambiental, assim como as histórias de resistência, lutas e conquistas dos que convivem com o semiárido, tratando, sobretudo, da necessidade de construção de um modelo alternativo de sociedade, em uma crítica direta ao discurso de sustentabilidade dentro do mundo capitalista.


Um dos convidados, Pedro Romildo, secretário de Meio Ambiente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), disse que as alterações ambientais drásticas ocorridas no Brasil podem ser justificadas pela ação predatória de modelo de exploração econômica voltado para o mercado, que busca o lucro máximo e imediato. O sindicalista explicou que a agressividade da produção capitalista é uma das grandes causadoras da crise atual. Para ele, falta por parte de todos nós um entendimento da necessidade de se agir de forma sustentável, que implique em atitudes que apontem para outra lógica social e econômica.


O diretor da FNU criticou ainda a não implementação dos mecanismos da “Agenda 21”, que trata sobre o planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. A “Agenda” foi construída pelo Governo Federal em parceria com órgãos internacionais, mas sofre com a falta de investimento real em suas políticas, além do abandono dos compromissos pela União, Estados e municípios.


Justiça Ambiental no Campo


Por sua vez, Anisia Gomes, assessora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), falou da militância da entidade que congrega 183 sindicatos de trabalhadores, representando cerca de 1,2 milhão de agricultores familiares. “Acreditamos no desenvolvimento e numa agricultura que traga justiça ambiental, segurança e soberania alimentar. O campo tem que ser visto como ocupação de mão de obra e lugar de desenvolvimento da economia e renda. O campo hoje tem vários agentes e a gente precisa fazer a inclusão e interiorização dos processos de ocupação do território”, disse.


Anisia tratou do direito à desenvolvimento e a reformação agraria, com desapropriação da terra para finalidade social, que são assegurados pela Constituição, mas que enfrentam dificuldades de serem efetivados. “Sem terra não há desenvolvimento. Além disso, pesquisa e tecnologia faz muita falta no campo. O projeto de desenvolvimento rural sustentável deve ter como protagonista o povo do campo”, finalizou a trabalhadora rural.


Ecosoacialismo


A contradição insuperável entre os modelos capitalistas e sustentáveis foi também lembrada pelo deputado estadual Renato Roseno. Ele reforçou que não há como falar de meio ambiente sem fazer a crítica ao perfil de sociedade. “No Ceará, a termelétrica do Pecém consome hoje 1 mil litros de água por segundo, tudo isso acompanhada de estímulos fiscais. Os recursos hídricos são provenientes sobretudo dos sítios novos, que está quase no final. Esse e outros exemplos ajudam a entender os problemas ambientais que temos, por isso reivindicamos uma mudança completa, para a adoção de um modelo ecosocialista”, enfatizou.


Para Roseno, o pensamento ocidental está montado na ideia de que o ambiental deve ser montado e dominado. “188 bilhões foram anunciados pela ministra Kátia Abreu para crédito no agronegócio, em um ambiente de corte orçamentário, onde habitação e educação só perdem recursos. Ao mesmo tempo, não há nada para a agricultura familiar”, afirmou o parlamentar.


Experiências



O evento abriu espaço ainda para o relato de experiências trazidas por movimentos sociais que atuam na luta ambiental. Entre eles, a jovem Sara Oliveira falou da experiência do Movimento dos Atingidos por Barragem, que surgiu na década de 1970 para defender os direitos dos povos expulsos de suas terras, desapropriadas com a construção de açudes e represas para fins de produção de energia elétrica. “Somos contra essa exploração e esse modelo que só devasta a natureza, que traz grandes impactos, que nos prejudica e viola tantos direitos. Precisamos romper com tudo isso”, disse.


Depois, Manoel Neto, do Movimento das Feiras Agroecológicas do Sertão Central, relatou a trajetória do Projeto Paz, executado pelo Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (CETRA), que trouxe a perspectiva da geração de renda e segurança alimentar, com foco também na agroecologia.


Carla Galiza, agrônoma e educadora do Cetra, reforçou que a organização atua junto às famílias que convivem na realidade desafiante do semiárido, trabalhando sobretudo para garantir as condições para as unidades familiares do campo permanecerem lá, com a garantia da água, da terra e do apoio à produção. “Nestes espaços lutamos contra empresas que atuam para tirar o ganha pão da agricultura familiar, roubando suas matrizes de produção. Juntos atuamos na resistência contra o agronegócio”, explica.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO