A Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realizou ontem (02) e hoje (03) mais dois encontros regionais de organização sindical, que que mobilizaram as entidades filiadas respectivamente nas sub-representações Itapipoca e Sobral.
A atividade regional de Itapipoca aconteceu na sedo Sindicato dos Servidores de Trairi. Já o evento da grande Sobral na cidade de Meruoca, em local cedido pelo entidade laboral do município.
Na programação, o debate sobre os desafios dos trabalhadores brasileiros frente à ofensiva de destruição dos direitos capitaneada pelo governo ultradireitista de Jair Bolsonaro.
A pacote do mal do atual governo inclui a extinção de ministérios e políticas sociais e trabalhistas; corte de recursos na educação, na saúde, na cultura, na assistência e na moradia; desmonte da legislação de proteção à organização sindical; retrocessos na pauta ambiental e de direitos humanos; entre outros.
Marchas Regionais contra a Reforma da Previdência
O ponto central dos encontros regionais foi o debate sobre a realização das Marchas Regionais contra a Reforma da Previdência.
A X Marcha Estadual do ramo, que, neste o ano, carrega o slogan: “Contra a Destruição da Previdência” terá etapas locais.
A proposta é que a marcha da sub-representação de Itapipoca aconteça em Amontada. Já a passeata da regional Sobral aconteça na própria cidade.
Participações
Os encontros contam com discussão facilita pela presidente da Fetamce, Enedina Soares, e pela técnica da subseção do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Federação, Rosilene Cruz.
Abaixo-assinado contra a reforma
Na oportunidade, os sindicatos de servidores municipais presentes nas atividades também receberam instruções para coletarem assinaturas do abaixo-assinado criado pela CUT e demais centrais contra a reforma da previdência.