A tradicional festa do Pau da Bandeira ganhou ares de protesto, ontem (4), em Barbalha. Professores filiados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDMUB) realizaram ato durante o cortejo cultural para reivindicar o reajuste linear de 14,95% para o magistério.
Além do SINDMUB, representantes de sindicatos de todo o Ceará, bem como da diretoria da Fetamce, participaram da mobilização. Até agora, mais de 100 municípios cearenses já concederam o reajuste de 14,95% aos professores, inclusive alguns da região do Cariri, enquanto Barbalha ofereceu apenas 6%.
“Exigimos nada além de respeito e valorização”, afirmou o presidente do SINDMUB, Marciano Santos. Diversas autoridades presenciaram o ato, como deputados estaduais e federais, além do prefeito, Guilherme Saraiva. Não houve discursos.
Socorro Pires, presidenta da Fetamce, espera que o resultado da mobilização seja a abertura da mesa de negociação. “Foi muito importante a participação de diferentes sindicatos em solidariedade ao SINDMUB. O ato mostrou para o Cariri que os professores não estão sozinhos”.