Nota de repúdio às acusações do Sistema Monólitos de Comunicação contra o Sindsep Quixadá

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e o conjunto de seus sindicatos filiados vêm a público repudiar as acusações feitas pelo Sistema Monólitos de Comunicação contra a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Quixadá, Neiva Esteves, e dirigentes da entidade, que foram ontem (19/04) à sede da emissora de rádio do grupo reivindicar direito de resposta frente às mentiras espalhadas pela empresa sobre a luta dos professores da cidade por reajuste salarial.

Neiva e as outras representantes classistas são acusadas em notas publicadas pelo Monólitos e pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT) de “invadirem” a sede da empresa e impedirem o trabalho do radialista Herley Nunes. Mas tudo isso é uma grande falácia. Em nenhum momento as servidoras públicas adentraram as dependências da emissora sem autorização. Ao invés disso, elas procuraram a recepção da rádio, haja vista que não havia porteiro e nem portaria no local onde funciona a sede do grupo de mídia. As sindicalistas foram à empresa questionar o fato do pedido inicial de retificação de informações veiculadas na rádio estar há pelo menos 30 dias sem retorno.

Além disso, diferentemente do que afirma Sistema Monólitos, em nenhum momento as profissionais tentaram entrar nos estúdios da rádio ou impedir a finalização do programa Jornal Liderança. A verdade é que foi Herley Nunes que, na própria recepção do prédio, se dirigiu de forma ofensiva e agressiva contra Neiva e as outras lideranças sindicais presentes. A única indagação das representantes do Sindsep foi referente à previsão legal de direito de resposta. Não houveram ameaças e nem qualquer outra atitude para impedir o radialista de finalizar sua atração radiofônica.

As verdadeiras vítimas deste caso foram as integrantes do sindicato, que enfrentam a tirania do poder local e dos veículos midiáticos por ele controlado, que decidiram, ao invés de prestar serviço à população, promover propaganda descarada dos desmandos da Prefeitura Municipal de Quixadá e reprodução de “fake news”.

Ao passo que denuncia o caso, a Fetamce e os sindicatos de servidores e professores municipais de todo o estado prestam solidariedade ao Sindsep e às suas dirigentes, que são vítimas da calúnia e da difamação proferidas pelo Sistema Monólitos de Comunicação e pelas organizações às quais é vinculado, como a ACERT.

Destacamos que as estações de rádio são concessões públicas e devem primar pela verdade e pela democracia, dando espaço para todos os lados serem ouvidos e discutidos. Que a verdade factual seja restabelecida e que as lideranças sindicais, assim como a legítima organização dos trabalhadores, sejam respeitadas.

Por um futuro de democracia, diálogo e não violência em Quixadá!

Fetamce e sindicatos filiados


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO