Com a participação massiva de sindicatos, Fetamce inicia curso sobre Novo Fundeb

No último dia 19, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) deu início ao Curso “Novo Fundeb: como efetivar o direito à educação com valorização profissional?”. Realizado em formato híbrido, a formação contará com seis encontros virtuais e um presencial.

No primeiro encontro, o vereador de Fortaleza, Guilherme Sampaio (PT), e Enedina Soares, presidenta da Fetamce, foram os primeiros formadores. O curso é coordenado por Iracema de Oliveira, secretária de Formação da Federação, e tem o objetivo de preparar dirigentes sindicais dos sindicatos municipais de todo o Ceará para as demandas e lutas em relação ao Fundeb e os profissionais da educação.

A aula inicial, que contou com a participação de mais de 120 pessoas, que marcaram presença na plataforma Meet, contou com um relato histórico das batalhas travadas pelos educadores brasileiros e defensores da educação, feita por Guilherme Sampaio, que falou sobre a constituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), da Lei n° 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público, e do Plano Nacional de Educação, que designa as diretrizes para o setor no país. O parlamentar também analisou a atual conjuntura, que, desde o golpe de 2016, é marcada por retrocessos. O vereador lembrou que foi a resistência dos sindicatos e trabalhadores que derrotou Bolsonaro e conseguiu aprovar o novo Fundo da Educação, que agora é constitucional.

Por sua vez, Enedina Soares focou nas ações desenvolvidas pelos sindicatos e pela Fetamce para a aprovação das leis que garantem os direitos dos educadores e o financiamento da educação básica pública brasileira. A dirigente reforçou que, mesmo após a Lei do Piso, são os movimentos liderados pelas entidades sindicais que vem garantido a aplicação dos reajustes e demais conquistas. Mas, conforme a servidora pública, essa luta se tornou ainda mais árdua com a chegada dos governos neoliberais e anti-povo de Temer e Bolsonaro ao poder.

Para Tereza Machado, participante do curso, as informações repassadas são cruciais para ação do dirigente do lutador popular contemporâneo, ainda mais em tempos de desinformação. “Muito importante a retrospectiva feita pelo vereador Guilherme, pois mostra toda luta feita pelos Professores na conquista do Fundeb”, destaca.

“Parabéns ao nobre vereador pela contribuição e cada um dos participantes pela busca de conhecimentos para rumar nessa luta constante. Os administradores e as cartilhas não são de orientação aos trabalhadores da educação”, comentou Geraldo Alves.

Ciana Alves, por fim, lembrou que nenhuma conquista ao longo da história dos movimentos foi conseguida de graça. “E a luta pelos 33,24% do piso dos professores foi mais uma conquista que se fez necessário. A união e a coragem de alguns para que hoje Massapê tenha seu piso de acordo com a Lei”, pontou.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO