Greve de professores de Itapipoca leva à conquista do reajuste de 33,24%

Após muita pressão, a greve dos professores de Itapipoca conseguiu arrancar o reajuste salarial de 33,24% para o magistério. Realizada entre os dias 24 de março e seis de abril, o movimento paredista pôs força na pauta trabalhista e levou à negociação vitoriosa do Sindicato de Servidores Públicos Municipais (Sindsep) com a Prefeitura de Itapipoca.

Na assembleia laboral, que se deu no último dia de paralisação e deu fim ao movimento, os educadores do município aprovaram a proposta final de elevar o aumento dos professores ao percentual linear de 33.24% a partir de primeiro de julho. Anteriormente, o índice estava em 25% para professores pós-graduados e 28% para graduados.

Com a retomada do diálogo entre o Sindsep Itapipoca e a gestão, também ficou garantida da reposição da inflação de 10,16% para os servidores com salário acima do mínimo, valendo em abril, e de 5% referente a inflação de 2020, que será implantado no 2° semestre de 2022.

A pauta de conquistas também inclui a revisão da Lei Nº 24/2022, que alterou a previdência Municipal – ITAPREV. Nesta lei, aposentados e pensionistas começam a pagar uma alíquota de 14% a partir do que exceder dois salários mínimos. Agora, com a revisão, esta alíquota de 14% será aplicada quando exceder três salários mínimos.

Quanto ao piso salarial nacional de R$ 1.750,00 para Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), as partes acordaram aguardar a publicação da Portaria Federal.

Conforme a diretoria do sindicato, são conquistas alcançadas parcialmente, mas a categoria segue fortalecida e com negociações retomadas.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO