Na tarde de quinta-feira, 28 de novembro, a Fetamce promoveu o seminário online “A Luta pelo Antirracismo é de Todo o Serviço Público – Aquilombar é Preciso”, reunindo especialistas, lideranças e representantes de diversos municípios para um debate sobre a equidade racial e o combate ao racismo no setor público.
O evento contou com a participação de Adriana Almeida, vereadora de Fortaleza, que destacou em sua fala: “A luta antirracista não é uma bandeira individual, mas um compromisso coletivo. Precisamos criar políticas públicas que promovam justiça e igualdade”.
Joelma Gentil, mestra em Educação Brasileira pela UFC e cofundadora do MNU Ceará, trouxe reflexões profundas sobre ancestralidade e resistência: “Aquilombar é mais do que resistir, é construir espaços de acolhimento e poder dentro e fora das estruturas públicas”.
Já a diretora da Fetamce, Kátia Rogéria, reforçou o papel das entidades sindicais: “O movimento sindical tem a responsabilidade de aquilombar, ou seja, de transformar os espaços públicos em lugares de inclusão e representatividade”.
A mediação ficou a cargo de Régis Alves Pires, secretário de Combate ao Racismo da Fetamce, que pontuou: “Eventos como este são fundamentais para avançarmos em direção a um serviço público antirracista, que reflita a diversidade da nossa sociedade”.
O seminário reuniu participantes de diversas localidades, representando os municípios de Canindé, Caucaia, Itapipoca, Piquet Carneiro, Tarrafas, Iracema, Várzea Alegre, Boa Viagem, Jaguaribara, Quixadá, Senador Pompeu, Quixeramobim, Jaguaribe e Saboeiro.
“Foi uma oportunidade de reflexão e fortalecimento da luta por uma sociedade mais justa e igualitária, evidenciando que o combate ao racismo é uma pauta urgente para todas as esferas do serviço público”, destacou Enedina Soares, presidenta da Fetamce.