Diretora da Fetamce é homenageada em sessão solene do Dia do(a) Professor(a) da Assembleia

O Dia do Professor foi comemorado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na noite desta quinta-feira (19/10), atendendo a requerimento dos deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Rachel Marques (PT), subscrito pelos deputados Bruno Pedrosa (PP) e Augusta Brito (PCdoB). Na oportunidade, a secretária de políticas sociais da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), Aurenice Santiago, foi uma das 33 pessoas homenageados. Ela também é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canindé, que compõe a base da Federação.

A deputada Rachel Marques ressaltou que “um pilar fundamental de educação de qualidade é o professor”. A parlamentar criticou a política do Governo Federal por conter gastos com a educação e posicionou-se contra ao projeto de lei Federal que se inspira no movimento Escola sem Partido. Segundo a deputada, “o projeto é considerado pela ONU como violação aos direitos do professor. É uma censura aos nossos profissionais de educação”. Ela lamentou também os ataque ao pensamento do educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire.

Subscritor da solenidade, o deputado Bruno Pedrosa, também agradeceu aos seus professores, em especial a mãe e a avó, que exerciam o magistério. O parlamentar destacou os resultados do Ceará com o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) e lembrou que das 100 melhores escolas públicas do País, 77 estão no estado, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Para tudo isso precisamos dos professores. Vamos seguir com o trabalho para que muitos jovens tenham a oportunidade de uma vida melhor”, finalizou o parlamentar.

O secretário de Educação do Estado, Idilvan Alencar, afirmou que o Brasil tem uma dívida histórica com os professores e que o Ceará está se diferenciando do resto do Brasil nessa área. Ele citou o Programa de Alfabetização na Idade Certa e ressaltou que “o sucesso se dá por conta da força dos professores do estado do Ceará”. Ele destacou a atuação da professora Lucidalva Pereira, uma das homenageadas da solenidade, na implantação do programa em todos os municípios cearenses.

Também estiveram presentes à solenidade o deputado estadual Yuri Guerra (PMN); o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE); ex-deputado e professor estadual, Antonio Carlos; a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha; o sub-comandante do Colégio Militar, Coronel Jefferson Zacaron Werneck; o vice-reitor da Unifor, Martins Pompeu; e o presidente da Organização Educacional Antares, Ênio Ney de Menezes Silveira.

Com informações da ALCE.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO