No Ceará, 31 municípios sofrem com agências fechadas e BB decide extinguir quatro delas

Campanha do movimento sindical dos bancários brasileiros coloca: "Não vamos nos calar diante desse ataque ao patrimônio público e aos trabalhadores do BB". Imagem: Divulgação.

O fechamento de agências bancárias explodidas no Interior do Ceará continua sendo uma preocupação séria para funcionários e a população. Atualmente, existem 31 municípios cearenses com atendimento bancário prejudicado. Esta semana, a direção do Banco do Brasil anunciou a extinção do prefixo de quatro agências definitivamente, são elas: BB de Hidrolândia, BB de Saboeiro, BB de Pedra Branca e BB de Catunda.

Existem 18 agências explodidas sem funcionar absolutamente nada e 13 agências funcionando precariamente sem tesouraria.

Existem cerca de 200 bancários do Banco do Brasil sem ter lugar fixo de lotação, trabalhando em outras unidades, inclusive se deslocando, às vezes até 100 quilômetros, para outros municípios onde irão trabalhar. São 750 mil habitantes prejudicados nesses municípios cearenses.

Uma equipe de diretores do Sindicato dos Bancários do Ceará esteve visitando esses municípios, conversando com funcionários e a população, e constatou que a situação é crítica.

A população, ou está totalmente sem atendimento bancário, ou com atendimento sem numerário. No caso de Pedra Branca, por exemplo, as agências do Banco do Brasil e Bradesco estão fechadas. A população recorre aos Correios e agência lotérica.

Prejuízos para servidores municipais

Situação prejudica ainda os servidores municipais, que passam a não poder mais encaminhar demandas junto aos bancos. Diante disso, dirigentes sindicais do ramo dos servidores das cidades também se juntado ao movimento de defesa das agencias do interior, no sentido de resistir a este processo de desmonte do atendimento dos bancos públicos nas diversas localidades do estado.

Os trabalhadores das cidades denunciam ainda que prefeitos e políticos locais estão se articulando para desmontar o atendimento de instituições financeiras públicas e assim desenvolver atendimento de bancos privados no interior.

Além de um ataque ao patrimônio nacional e ao próprio financiamento do Estado, diversos bancos privados cobram das pessoas físicas tarifas muito mais altas que os públicos, segundo dados do Banco Central.

Encaminhamentos do Sindicato dos Bancário

O Sindicato dos Bancários do Ceará já fez vários encaminhamentos, como audiência com o governador Camilo Santana, cobrando segurança para a população e bancários. Foi realizada audiência com o superintendente estadual do Banco do Brasil, por ser o banco com maior número de agências fechadas e funcionários envolvidos, que informou que será analisado caso a caso, mas a tendência é que a unidade explodida mais de uma vez, pode reabrir sem numerário.

As cidades prejudicadas com agências fechadas são:

Antonina do Norte;

Assaré;

Nova Olinda;

Saboeiro;

Catunda;

Madalena;

Pedra Branca;

Cedro;

Missão Velha;

Pereiro;

Capistrano;

Milhã;

Redenção;

Senador Pompeu;

Hidrolândia;

Ipueiras;

Tejuçuoca;

Aiuaba;

Araripe;

Carius;

Independência;

Monsenhor Tabosa;

Novo Oriente;

Icapuí;

Jaguaretama;

Jaguaruana;

Barreira;

Chorozinho;

Itapiúna;

São João do Jaguaribe;

Lavras da Mangabeira

Com informações do Sindicato dos Bancários do Ceará


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO