Profissionais da enfermagem de todo o Ceará, organizados pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), sindicatos municipais e outras entidades preparam manifestações em resposta à suspensão do piso nacional da enfermagem pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinada no domingo (4/9).
A convocação para os atos foi definida em plenárias organizadas ontem (05/09). Os protestos acontecem nesta sexta-feira (09/09), data em que o STF inicia o julgamento virtual que vai decidir se o Plenário confirma ou não a decisão do ministro Barroso, que revoltou a categoria.
No Ceará, o principal ato de sexta-feira ocorre na Beira Mar de Fortaleza, com concentração a partir das 8h da manhã em frente ao Náutico – Av. da Abolição, 2727 – Meireles.
Também já tem mobilização definida na Região Sertão Central. Os trabalhadores se reunirão às 8h30 na Praça José de Barros, em Quixadá.
Na Serra da Ibiapaba, o ato regional acontece na cidade de Guaraciaba do Norte, com concentração na Praça da Rodoviária, às 8h.
Na Regional Iguatu, a atividade unificada tem concentração na Praça da Caixa Econômica Federal, às 8h30.
No Cariri, o protesto regional em defesa do piso da enfermagem acontece na Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte, iniciando às 8h.
Nos Sertões de Crateús a mobilização começa às 7h, com concentração na Praça dos Pirulitos, na cidade de Crateús.
As ações locais se juntam às nacionais, com indicativo de paralisação de atividades. De acordo com a categoria, não está descartada a possibilidade de uma greve geral de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras.
Baixe os materiais de comunicação das mobilizações:
https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1hI7oJM0VQD6iObG0l8Fq9ybPxLEoipfl