Fetamce convoca Plenária após Barroso suspender lei do piso salarial da enfermagem

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF),  suspender liminarmente, neste domingo (04/09), os efeitos da lei que estabeleceu um piso salarial salarial da enfermagem, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) convoca plenária emergencial com os sindicatos filiados. O encontro acontece nesta segunda-feira (05/09), às 15h, por meio da plataforma Zoom.

A liminar é assinada na véspera do dia do pagamento e, de acordo com a decisão, tem o objetivo de evitar um suposto cenário de insegurança e possível conflito jurídicos entre empregadores e empregados. O setor de saúde privada não iria pagar os salários conforme a nova legislação.

Para a presidenta da Fetamce, Enedina Soares, o posicionamento do ministro é um grave retrocesso e põe em risco a institucionalidade nacional, tendo em vista que a medida já havia sido aprovada no Legislativo e no Executivo Federal. “Na nossa plenária vamos analisar todo o cenário e pensar ações e saídas coletivas para este verdadeiro golpe na categoria dos profissionais de enfermagem, que tiveram arrancado, ainda que liminarmente, o pleno direito ao piso salarial”, destaca a dirigente.

O ministro adiantou que submeterá sua decisão a referendo dos colegas no plenário virtual nos próximos dias. E deve ser seguido pela maioria dos colegas. Na sua decisão, o ministro estabeleceu prazo de 60 dias para que entes públicos e privados da área da saúde esclareçam as dúvidas que levaram o ministro a suspender o piso: quais impactos financeiros da lei, se haveria riscos de demissão nos hospitais e possível redução na qualidade dos serviços – com o fechamento de leitos, por exemplo.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO