A data é para ser celebrada e a carreira do servidor, valorizada

Hoje é dia de saudarmos e celebrarmos o trabalho dos nossos companheiros servidores e servidoras públicos. Em todo o País, esses trabalhadores batalham muito para levar o serviço público de qualidade à população, na maioria das vezes, sem terem as condições ideais para tanto.

Como federação representativa dos trabalhadores e trabalhadoras no serviço público municipal do Ceará, reconhecemos, junto com toda a sociedade, o valor que todos esses profissionais possuem para a construção de nosso País. Tal reconhecimento, contudo, não deve deixar de revelar as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos servidores nos municípios cearenses.

Em todo o Estado, nossa Federação vem protagonizando e apoiando a luta dos servidores municipais. Não raro, as prefeituras vêm fechando os canal de diálogo com os sindicatos, impedindo o avanço das pautas de negociação e, com isso, estão promovendo a desvalorização da carreira no serviço público.

Reafirmarmos as nossas lutas contra o desrespeito ao direito do plano de carreira. Centenas de trabalhadores não recebem sequer o salário mínimo constitucional – tendo, ainda, que pagar transporte e alimentação para trabalhar.

O mau uso dos recursos públicos faz com que algumas categorias passem anos sem reajustes salariais. É o caso dos profissionais da saúde e dos servidores administrativos de todas as secretarias. Em quase todos os municípios do nosso Estado, pudemos observar que as prefeituras não concederam reajustes salariais a esses trabalhadores; restringindo-se, tão somente, a repor a inflação – e quando o fazem.

Enquanto as prefeituras afirmam não ter recursos, crescem o número de contratos temporários. Os sindicatos de servidores e professores municipais já denunciaram o mau uso dos fundos destinados ao pagamento do funcionalismo nessas localidades.

Entendemos que a terceirização não é a solução para a eficiência nos serviços públicos: é mais um mecanismo para violar os direitos trabalhistas. São necessários mais investimentos na valorização dos trabalhadores.

Mais do que uma data para se celebrar, de fato, o servidor público, é preciso garantir os seus direitos. As lutas pela valorização desses trabalhadores acontecem ao longo do ano e visam a um trabalho decente e a serviços públicos de qualidade à população. A todos os trabalhadores e trabalhadoras no serviço público, o nosso reconhecimento pelo seu trabalho e pela sua luta.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO