Sobe para 18 o número de cidades do Ceará que concederam reajuste salarial para os profissionais do magistério de 33,24%. De acordo com informações repassadas à Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) pelos sindicatos filiados, entram na lista Cedro, Jardim, Potengi e Salitre.
Nas quatro localidades citadas, o anúncio do aumento salarial foi confirmado no final de semana. Elas de juntam a Assaré, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Capistrano, Cruz, Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Nova Olinda, Porteiras e Santana do Cariri, cujas gestões já haviam confirmado a evolução salarial dos professores conforme a Lei Federal 11.738, de 2008.
A conquista se deve à defesa dos sindicatos em prol da validade da legislação que regulamenta os direitos dos profissionais da educação básica brasileira.
“O piso é para o professor de nível médio, início de carreira, e esse efeito precisa repercutir em todos os níveis, para o professor que é graduado, especialista, mestre e doutor. No município, precisa ser assegurado esse tipo de direito de um reajuste linear”, explica a presidente da Fetamce, Enedina Soares.
A dirigente alerta ainda para a falta de manifestação de alguns municípios cearenses diante do estipulado pela legislação. Segundo ela, o prefeito que não garantir o reajuste pode responder por improbidade administrativa. “Municípios super pobres e que já enviaram a lei para a Câmara e já garantiriam. E outros municípios como Caucaia, Maracanaú, maiores, ainda não se manifestaram. Então a gente está intensificando essa mobilização no Estado e na construção de uma greve em várias cidades para fazer com que a Lei do Piso seja de fato efetivada”, completou Enedina Soares.
Cidades cearenses que já garantiram reajuste de 33,24% para professores:
- Assaré
- Barbalha
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Capistrano
- Cedro
- Cruz
- Fortaleza
- Jardim
- Jijoca de Jericoacoara
- Juazeiro do Norte
- Mauriti
- Milagres
- Nova Olinda
- Porteiras
- Potengi
- Salitre
- Santana do Cariri