Luta sindical leva à conquista do reajuste de 33,24% para os professores de Iguatu

Depois de uma longa batalha liderada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Iguatu (SPUMI) e pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), os professores da rede municipal alcançaram o reajuste salarial de 33,24%. A medida vai ser aplicada de forma parcelada, ao longo de 2022, e foi obtida após intensas mobilizações, assembleias e negociações com a gestão.

A mediação que possibilitou o aumento no percentual demandado prevê a aplicação de 10,18%, até julho, depois 24,89%, a partir de agosto, e, finalmente, chegando a 33,24%, em novembro deste ano. A proposição final da prefeitura foi aprovada em assembleia geral realizada nesta segunda-feira, 25 de abril.

O debate técnico e financeiro das possibilidades de reposição para a classe foi acompanhado pela subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) na Federação, assim como todo o debate político contou com a interlocução da entidade estadual.

De acordo com Enedina Soares, presidenta da Fetamce, foi necessária muita luta e pressão para que profissionais do magistério de Iguatu conseguissem garantir os 33,24%. “A Fetamce chegou junto da categoria, que estava enfrentando grande dificuldade e resistência por parte da gestão municipal e, depois de muita mobilização, avançamos e tivemos essa grande vitória. Viva a mobilização dos(as) servidores(as)”, destaca a dirigente.

Rosi Cruz, do Dieese, apontou mais detalhes do processo: “Depois de quatro meses em luta, de idas e vindas semanais para acompanhar assembleias da categoria e mesas de negociações coletivas, os professores de Iguatu conquistam o reajuste”, lembrou a técnica.

Registrando o sucesso da luta, o SPUMI classificou essa como uma “grande vitória” e destacou que a resistência dos educadores e suas entidades representativas fizeram o índice de aumento avançar dos iniciais 10% para os 33,24%, que serão implantados até novembro. “O SPUMI juntamente com a Fetamce agradece aos professores que fortaleceram a luta pelo direito ao reajuste de forma linear”, comemora a organização laboral local.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO