
O Congresso acontece a cada três anos e determina as demandas principais destes trabalhadores. Nesta edição, o tema é: “Reconstruir nas lutas os Direitos e a Democracia”. O evento apontará para o fortalecimento do processo de resistência do ramo dos servidores municipais frente a conjuntura de desmonte dos direitos e da Democracia. A atividade pretende reforçar a luta e construir propostas alternativas para este momento em que enfrentamos uma grande ofensiva do Capital contra os trabalhadores.
Conforme Enedina Soares, presidente da Fetamce, “o Congresso da Fetamce terá de debruçar-se, também e fundamentalmente, sob uma perspectiva crítica e repensar nossas ações para essa crucial quadra de nossa história. Estamos vivendo extremos e, ao mesmo tempo, esta será a oportunidade de revisitar nossas propostas programáticas de mudança da sociedade e sua conexão com nossa perspectiva socialista e democrática.”, explica.
Segundo os organizadores, esse é um dos maiores eventos de trabalhadores organizados no Ceará. Ao todo, serão 30 horas de atividades científicas, além de homenagens e de um ato político, que irá reunir os movimentos sindical e social, assim como personalidades progressistas.
O Congresso contará ainda com o lançamento de três edições da Revista F, uma exposição temática e com a apresentação do balanço das campanhas salariais dos últimos anos. A programação foi aprovada pelo Conselho Diretor da Federação, que reúne representantes de todos os sindicatos filiados.
Delegados
Os delegados representantes das organizações sindicais municipais filiadas à Federação foram eleitos em assembleias, que aconteceram nos últimos dois meses. O público se divide em 350 delegados e outros 50 observadores e convidados.
Nesta semana e na próxima, a Fetamce está realizando plenárias com os delegados eleitos nas 10 regionais em que a organização se divide. O objetivo é debater o conjunto de documentos que serão trabalhados no evento, durante os grupos de trabalho, que são a análise de conjuntura estadual, nacional e internacional e a proposta de plano de lutas para o ramo no próximo mandato da entidade sindical estadual.
Source: Fetamce