Servidores municipais do CE participam da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Representantes de sindicatos filiados à Fetamce participam, desde domingo (2), da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o evento é marcado por plenárias, debates e atos em defesa pelo SUS. A programação segue até hoje em Brasília.

Promovida pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a conferência assinala a retomada da participação popular na construção de politicas públicas do SUS. A comitiva cearense é composta por servidores de Barreira, Acarape, Antonina do Norte, Saboeiro, Aiuaba, Arneiroz, Tamboril, Crato, Umirim e Icó.

As etapas preparatórias da 17ª edição contaram com mais de 2 milhões de participantes em todo Brasil – o dobro da última edição. Pela primeira vez na história, as propostas discutidas em 99 Conferências Livres, com a participação de mais de 42 mil pessoas em todo país, serão levadas para a etapa nacional.

As conferências livres são organizadas por qualquer segmento da sociedade civil e promovidas em âmbito municipal, intermunicipal, regional, macrorregional, estadual, distrital e nacional. A CNS terá ainda 110 participantes internacionais.

Ao todo, 4.048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres.

O resultado da etapa nacional será contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato (SINDSMCRATO), Oldack César ressalta a necessidade de defesa do SUS: “É um serviço de qualidade que precisa de valorização, e é isso que os profissionais da saúde esperam dos governantes e usuários”.

#Fetamce #ConferênciaNacionalDeSaúde #CNS


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO