Servidores de 160 municípios do Ceará paralisarão as atividades nesta terça (05/06)

As ruas de Fortaleza serão ocupadas, no dia cinco de junho, por trabalhadores de 160 municípios, que paralisarão as atividades para participar da 9ª Marcha dos Servidores Municipais do Ceará. Neste ano, a tradicional passeata organizada pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e sindicatos filiados tem como tema: “Em defesa da Democracia e dos Serviços Públicos frente à criminalização dos que lutam”. O evento tem concentração na Praça da Imprensa (Dionísio Torres), a partir das 8 horas.

O objetivo da Federação é realizar um grande protesto popular contra a situação atual do país, mergulhado em uma profunda crise política, econômica, institucional e social. A organização sindical convoca a classe trabalhadora a resistir às medidas implantadas no Governo Temer, tais como a Emenda Constitucional 95 (do congelamento dos investimentos públicos em saúde, educação, assistência, moradia e etc), a reforma trabalhista, a lei da terceirização sem limites, as tentativas de reforma da previdência e de privatização das empresas públicas, o aumento da carestia e a redução das políticas sociais.

Também no catálogo de temas do evento está o repúdio à violência contra as manifestações populares organizadas por entidades sociais e organizações de trabalhadores, tendo como exemplo os ataques da Prefeitura de Icó contra os professores do município no início de 2018.

A marcha criticará ainda o processo de impeachment no Congresso que derrubou do poder a presidenta Dilma Rousseff e que levou à prisão do ex-presidente Lula. A organização da atividade entende que o “golpe de 2016” foi a porta de entrada para a implantação no país da agenda neoliberal derrotada nas urnas em 2014, com a ascensão da centro-direita ao poder.

Para Enedina Soares, presidenta da Fetamce, todas situações levantadas acima afetaram profundamente o serviço público municipal, levando as cidades cearenses ao caos, diante dos cortes no orçamento público.

“Nos últimos dois anos, os servidores tiveram que intensificar lutas, paralisações e greves, assim como perderam poder de compra, tiveram suas carreiras achatadas e viram os municípios afundar sem recursos. Prova da desastrosa política de governo fruto do golpe. Precisamos chamar a atenção de toda a população para enfrentar e repudiar a continuidade deste rumo caótico”, defende a dirigente.

Programação

Com saída marcada para as 9h30, a marcha segue até 11h, com pausas para apresentações artísticas e intervenções de convidados.

Serviço:

9ª Marcha dos Servidores Municipais do Ceará

Em defesa da Democracia e dos Serviços Públicos frente à criminalização dos que lutam

Concentração: 8 horas, na Praça da Imprensa (Dionísio Torres)

Assessoria de Comunicação: Rafael Mesquita – (85) 988675620


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO