Ramo das Municipais: Mês da mulher tem programação de luta em todo o Ceará

Coordenadas pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), as mulheres do ramo dos servidores municipais do Ceará constroem agenda coletiva neste mês, em alusão ao 8 de março – Dia Internacional da Mulher. O movimento, neste ano, carrega o slogan: Mulheres na Luta Pela Vida! Fora Bolsonaro, Vacina Para Toda População e Auxílio Emergencial Já!.

As ações se unem ao calendário das demais entidades sindicais, da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), das outras Centrais Sindicais e dos movimentos populares e feministas do estado, por meio de atos virtuais e presenciais em todo país – com todos os cuidados para não proliferar a Covid-19.

Neste ano, as iniciativas denunciam que os brasileiros e, principalmente, as brasileiras estão com as vidas ameaçadas com o país no comando de Jair Bolsonaro (ex-PSL). Além disso, na pandemia as desigualdades de classe, raça e de gênero se aprofundaram ainda mais.

Programação Estadual

A programação geral unitária dos movimentos do estado contou no dia sete com transmissão de Ato-político cultural nacional e, no dia oito, com ato virtual do Ceará. As iniciativas seguiram no dia nove com evento online sobre a conjuntura política e a luta das mulheres. No dia 11 acontece outra live, agora discutindo a violência de gênero. O encerramento deste conjunto geral de ações é com ato no dia 14 em alusão à ativista e vereadora Marielle Franco, executada em um crime político ainda não desvendado.

Nos municípios

Em Caucaia, aconteceu live ontem (08/03), que levou para a rede uma série de manifestações pelos direitos das mulheres. O Sindicato dos Servidores da cidade, inclusive, reforçou campanha solidária de arrecadação de alimentos. A entidade realiza ainda a visibilidade das lutas das mulheres nas redes sociais através de vídeos e cards durante todo o mês de março.

Nas cidades de Moraújo, Pacujá e Graça, no dia internacional da mulher, foi veiculada mensagem dirigida às mulheres em carros de som, que percorreram as ruas das cidades. Iniciativas dos sindicatos locais.

Em Icó, também no dia oito, houve programação especial em alusão à efeméride no programa de web rádio da organização local representativa dos funcionários municipais, que vai ao ar pela Cidade Alternativa. A ação contou com a participação da professora Zuleile Queiroz, do Movimento Negro Unificado.

No município de Canindé houve, no dia cinco, buzinaço contra a retirada de direitos, como progressão dos professores e perdas salariais. No dia oito, por sua vez, houve ato na Praça Azul no Centro da cidade, com distribuição de lenços. Organizadas pelo Sindicato dos Servidores, as iniciativas incluem ainda a realização de rodas de conversa com as mulheres nos bairros e distritos locais. A entidade reforça que as atividades usarão todos os cuidados necessários devido à Covid 19.

O sindicato filiado à Fetamce em Jucás realizou, também em 8 de março, palestra virtual com assistente social, que levou o tema: Mulheres na Luta.

Em Maracanaú a programação conta com transmissões ao vivo semanais, campanha nas mídias sociais e outras intervenções, como o reforço da rede solidária voltada para as mulheres vítimas da pandemia. Liderada pelo Sindicato dos Profissionais em Educação da cidade (Suprema), as ações têm como tema: Mulheres Juntas Pela Vida Semeando Resistências. “Todas as quartas-feiras, às 18h30, teremos convidadas para debater sobre feminismo, política educacional de gênero, situação das mulheres negras e indígenas na pandemia, luta contra as opressões, maternidade e muito mais, ao vivo, no Facebook e Instagram”, diz o sindicato.

Já o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Banabuiu, Choró e Ibicuitinga informa que prepara programação em live dirigida a toda a sua base ampliada, reforçando a formação política e a luta pela vida das mulheres.

Por sua vez, em Jardim, o Sindicato dos Servidores leva a programação do mês para o programa de rádio “A Voz do Servidor”. No dia oito participou profissional de psicologia, falando sobre a saúde mental da mulher em tempos de pandemia. No dia 15, o programa trará a Professora Rosi Romão e também dirigente sindical falando sobre feminismo e o empoderamento da mulher na sociedade, e, por fim, no dia 22, a pauta é violência contra mulher e Lei Maria da Penha, com direito a sorteio de brindes para as mulheres filiadas ao sindicato.

Em Morada Nova, a entidade sindical local faz debate ao vivo com o tema “Trajetórias Femininas na construção política de Morada Nova”. O evento online acontece no dia 11 de março, às 18h30.

Uma série de ações estão sendo realizadas em Tamboril. Começaram no dia oito com o Lançamento da Campanha “Mulheres em defesa da vida” e seguem nos dias seguintes com a publicação de vídeos, cards e faixas pela cidade.

No Crato, as intervenções contam com campanha solidária e programação especial do “Março lilás” no programa de Rádio do Sindicato local, que, de seis a 27 de março, leva ao ar os temas A luta nacional das mulheres; Violência contra as mulheres; Violência contra as mulheres; e Empoderamento feminino.

Em Várzea Alegre, tem transmissão ao vivo no dia 11, às 16h, sobre o tema: violência doméstica e os transtornos psíquicos em tempos de pandemia. O evento conta com a participação de Myllene, psicóloga, Ana Cláudia, advogada, e Lucia Costa, dirigente do sindicato local, diretora da Fetamce e professora.

A proposta do Sindicato dos Servidores de Nova Russas, por sua vez, foi iniciar o mês com exposição na fachada de sua sede, com direito a uma faixa em homenagem à luta das mulheres por uma sociedade de direitos iguais para todas as cores e raças. Também houve veiculação de spot em um carro de som pelas ruas da cidade, veiculação de vídeo nas redes sociais e as ações encerram no dia 12 com live e sorteio de brindes para as sócias da organização trabalhista.

Os servidores e as servidoras de Santa Quitéria contarão com debate virtual com a presença de nomes como Germana Aragão, presidenta do sindicato local, Enedina Soares, presidenta da Fetamce, Sheila Gonçalves, secretária da mulher da Federação, e Ninivia Campos, da Casa da Mulher de Itapipoca. A atividade acontece no dia 12 de março, às 18h.

Em General Sampaio, Altaneira, Coreaú, Milhã, Acaraú, Iracema, Bela Cruz, Quixeramobim, Barreira, Acarape,  e Jaguaribe as homenagens vieram também por meio das redes digitais, o que se repetiu em diversas outras cidades. As manifestações em alusão ao calendário ocupam as mídias dos sindicatos das localidades.

Por fim, em Ubajara, as redes do sindicato exibem vídeos tratando do Dia Internacional da Mulher e a veiculação cards de homenagens nos grupos de WhatsApp. O desfecho das ações, lideradas pelo sindicato de servidores, será com debate ao vivo no dia 13 de março.

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO