Professores em greve de Fortaleza realizam Marcha nesta sexta-feira (20/04)

Os professores da rede municipal de ensino de Fortaleza, que entraram em grave na última quarta-feira (18/04), realizam nesta sexta-feira (20/04) a Marcha em Defesa do Piso. O evento tem concentração às 8 horas da manhã, na Praça do Ferreira. O encerramento da passeata será no Paço Municipal, sede administrativa da Prefeitura.

De acordo com Ana Cristina Guilherme, diretoria do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), a proposta de greve foi aprovada em assembleia realizada no dia 11 de abril. A categoria reivindica o reajuste do magistério de 6,81%, conforme o previsto em lei.

“Uma lei federal estabeleceu o reajuste do piso em 6,81% a partir de janeiro, mas o prefeito descumpriu. A prefeitura só quer pagar o valor em dezembro. A prefeitura só deu até agora o reajuste de 2,95%”, disse Ana Cristina.

Ainda segundo a direção do Sindiute, durante o ano de 2017 não houve reajuste para os professores municipais. Ana Cristina afirma que os professores irão continuar com a paralisação até que haja um acordo com a prefeitura.

“Não podemos aceitar que os direitos dos professores sejam retirados. A ‘Lei do Piso’ é nacional e não pode ser descumprida. Isso prejudica os mais pobres e os alunos”, disse Ana Cristina.

E completou: “Vamos ao Paço Municipal exigir que o prefeito Roberto Cláudio respeite nosso Piso Salarial. Ninguém pode faltar”, finalizou a dirigente.

Movimento de greve

O movimento de greve começou no dia 18 de abril, com uma manifestação em frente ao prédio da Secretaria de Educação (SME), no Bairro Dionísio Torres. O ato bloqueou um dos sentidos da Avenida Pontes Vieira, na altura do cruzamento com a Avenida Desembargador Moreira.

Já na quinta-feira (19/04), o Comando de Greve dos Professores realizou paralisações em todas as escolas da rede, através dos chamados encontros nas zonais, que são as parcelas regionais em que se divide a rede municipal de educação.

Agenda

Uma assembleia geral de avaliação do movimento já esta maraca para a próxima segunda-feira (23/04), às 8h, na ETI Filgueiras Lima (Av. dos Expedicionários, 3910 – Benfica).


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO