Dia 28 de setembro do corrente, os professores da Rede Municipal de Barbalha, Região do Carirí, realizaram mais uma assembleia deliberativa da greve, que dura mais de 30 dias. A atividade aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Centro da Cidade. Desta vez esteve presente, o Vice-Presidente da FETAMCE, José Valter Alves Saraiva, que ofereceu todo apoio logístico e físico por parte da entidade e de seu Assessor Jurídico, para socializar junto ao Assessor jurídico do Sindicato, suas experiências em acompanhamentos às diversas greves realizadas pelo Ceará afora nos últimos anos.
A pauta de reivindicações da categoria constava dos seguintes itens: Implementação de 1/3 da carga horária para hora atividade e ou atividade extra-classe de forma integral, para a partir do início do ano letivo de 2012 , contemplando todos os professores seja da educação infantil ou do ensino fundamental;
1) Aceitação da remuneração dos professores temporários conforme proposta apresentada nesta data pelo município;
2) Revisão do PCCR tão somente após a implantação de Regência de Classe de 40% sobre o salário base para todos os profissionais do magistério;
3) Implantação imediata da referida regência de classe;
4) Manutenção do movimento Grevista até ulteriores deliberações da categoria. Sendo apresentado na abertura da assembleia, a seguinte contra-proposta da administração municipal: ________________________________________________, ao analisar tais itens, a categoria não aceitou maioria deles, sendo dito o que foi aceito e refeito referida contra-proposta da administração, sugerida da seguinte forma: 1) Implementação de 1/3 da carga horária para hora atividade e ou atividade extra-classe de forma integral, para a partir do início do ano letivo de 2012 , contemplando todos os professores seja da educação infantil ou do ensino fundamental;
5) Aceitação da remuneração dos professores temporários conforme proposta apresentada nesta data pelo município;
6) Revisão do PCCR tão somente após a implantação de Regência de Classe de 40% sobre o salário base para todos os profissionais do magistério;
7) Implantação imediata da referida regência de classe;
8) Manutenção do movimento Grevista até ulteriores deliberações da categoria. Ao final, foi definido o seguinte encaminhamento: que a categoria permaneça em greve, até que seja marcada mais uma rodada de negociação entre as partes, para rediscutir as alterações recém-apresentadas, ficando acertado que todos os grevistas acompanhem a direção do sindicato para coletivamente, protocolar a nova composição da pauta junto à administração Municipal as 16h00 do mesmo dia.
Isto feito, o Chefe do Executivo, autorizou que o senhor Pedrosa, chefe de Gabinete e a Procuradora do município, recebessem a Comissão representativa da categoria, que mesmo não tendo poderes outorgados para deliberarem sobre a pauta, ouviram a fundamentação verbal da Comissão representativa da categoria e se comprometeram de contribuir junto ao Executivo na construção de uma proposta mais convincente a tais reivindicações.
Às 17h30, a categoria se reuniu e ficou acertado que segunda-feira, dia 03 de outubro, haverá outra Assembleia, para discussão e elaboração da agenda de mobilização da greve para os dias seguintes e informar se a administração agendou a próxima mesa de negociação da pauta.
PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
A Prefeitura de Barbalha enviou proposta para por fim a greve. Eis a proposta: implementação de 1/3 da carga horária para extraclasse, de 05 horas em 2012, 06 horas em 2013, e o restante do tempo que falta em 2014, para o Ensino Fundamental II. Educação infantil e Ensino FundamentalI, a definir com a Secretaria de Educação em conjunto com o Sindicato.
Propôs a remuneração dos professores temporários, em 0212 de um salário mínimo para 20 horas; em 2013 o Piso Nacional previsto em lei.
Sobre a revisão do PCC: será formada uma comissão de negociação, com 09 membros para formatar a proposta de revisão do PCC, com 03 representantes da Administração Municipal; 03 do Sindicato/Professores; 01 do Conselho do Fundeb; 01 da Câmara de Vereadores e 01 do Conselho Municipal de Educação.
Fonte: Fetamce