Professores de 51 cidades do Ceará já garantiram reajuste salarial de 33,24%

Protesto em Maranguape. Foto: Sinproema

Nesta quarta-feira (16/02), saltou para 51 o número de Prefeituras do Ceará que confirmaram a aplicação do reajuste de 33,24% para os profissionais do magistério da educação básica municipal. A conquista é fruto da luta organizada de professores, sindicatos e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), que batalham pelo acréscimo salarial regulamentado pela Lei Federal 11.738, de 2008, do Piso Nacional do Magistério.

Acarape, Acaraú, Antonina do Norte, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Assaré, Aurora, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Capistrano, Caririaçu, Carnaubal, Catunda, Caucaia, Cedro, Choro, Crato, Cruz, Fortaleza, Fortim, General Sampaio, Hidrolândia, Horizonte, Itaitinga, Jardim, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Madalena, Marco, Mauriti, Milagres, Milhã, Missão Velha, Nova Olinda, Nova Russas, Pacujá, Paraipaba, Porteiras, Potengi, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Cariri, Senador Sá, Tauá, Uruburetama, Varjota e Várzea Alegre integram a lista de localidades onde os educares já conseguiram alcançar o reajuste conforme a legislação.

Dentro deste grupo, destaque para Caririaçu e Horizonte, cidades onde a elevação salarial superou o estipulado, adotando, respectivamente, 33,25% e 33,33% de percentual de aumento.

De acordo com a presidenta da Fetamce, Enedina Soares, o alto percentual de crescimento salarial e a concessão acelerada dos reajustes no estado são possíveis diante da ampliação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que começou a valer a partir de 2021.

Com a Emenda Constitucional n° 108/2020, o Fundo se tornou constitucional e teve como uma das maiores modificações o aumento da complementação da União, que vai crescer gradativamente até atingir o percentual de 23% dos recursos que formarão o Fundeb em 2026 – um valor estimado em R$ 36 bilhões.

“Em 2022, o investimento federal já saltou para 15%. Com a implantação do novo mecanismo de redistribuição, prefeitos não podem alegar falta de recursos para atender as metas de valorização profissional dos educadores previstas no Plano Nacional da Educação”, destaca Enedina Soares.

A dirigente sindical destaca ainda que é preciso intensificar a luta nas cidades em que o benefício ainda não foi alcançado ou onde as reposições ficaram abaixo dos 33,24%, como em Iguatu (10,18%), Itapipoca (25%), Maracanaú (14,5%), Maranguape (29,68%) e Morada Nova (6,74%). A revolta da classe, inclusive, levou à greve em Maracanaú, que inicia nesta quarta-feira.

Prefeitos devem cumprir a Lei do Piso

O artigo 5º da Lei Federal sancionada em 2008 pelo então Presidente Lula diz que o reajuste salarial dos profissionais do magistério da educação básica deve ser realizado anualmente em primeiro de janeiro. A atualização é calculada utilizando o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente por portarias interministeriais assinadas pelo Governo Federal.

A Fetamce entende que o percentual de crescimento dos vencimentos deve repercutir em todos os níveis de remuneração da folha de pagamento. Sendo assim, sindicatos filiados em todo o Ceará reivindicam que o aumento seja concedido de maneira uniforme na tabela dos planos de carreira do magistério municipal.

A Federação alerta ainda para as implicações jurídicas em caso de descumprimento da Lei. De acordo com a entidade, o gestor que não garantir o reajuste pode responder por improbidade administrativa.

Coleta de dados

A pesquisa é conduzida pela secretaria de comunicação da Fetamce e realizada junto aos sindicatos vinculados à entidade sindical estadual, além de contar com o apoio de dirigentes das seções regionais da Federação. As informações divulgadas, portanto, são de inteira responsabilidade das fontes.

Lista atualizada do reajuste igual ou superior a 33,24% para o magistério nas prefeituras do Ceará:

  1. Acarape
  2. Acaraú
  3. Antonina do Norte
  4. Apuiarés
  5. Aquiraz
  6. Aracati
  7. Assaré
  8. Aurora
  9. Barbalha
  10. Brejo Santo
  11. Campos Sales
  12. Capistrano
  13. Caririaçu (33,25%)
  14. Carnaubal
  15. Catunda
  16. Caucaia
  17. Cedro
  18. Choro
  19. Crato
  20. Cruz
  21. Fortaleza
  22. Fortim
  23. General Sampaio
  24. Hidrolândia
  25. Horizonte (33,33%)
  26. Itaitinga
  27. Jardim
  28. Jati
  29. Jijoca de Jericoacoara
  30. Juazeiro do Norte
  31. Limoeiro do Norte
  32. Madalena
  33. Marco
  34. Mauriti
  35. Milagres
  36. Milhã
  37. Missão Velha
  38. Nova Olinda
  39. Nova Russas
  40. Pacujá
  41. Paraipaba
  42. Porteiras
  43. Potengi
  44. Salitre
  45. Santa Quitéria
  46. Santana do Cariri
  47. Senador Sá
  48. Tauá
  49. Uruburetama
  50. Varjota
  51. Várzea Alegre

Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO