Piso Salarial da Enfermagem: categoria poderá paralisar caso piso não seja pago no prazo

O Fórum Nacional da Enfermagem decretou, nesta segunda-feira (30), que a enfermagem iniciará uma greve a partir de 10 de março, caso o reajuste ainda não esteja no contracheque da categoria.

Além disso, a entidade vai convocar uma paralisação nacional no dia 14 de fevereiro, a fim de pressionar as autoridades para implementação acelerada do piso salarial da enfermagem.

Os profissionais beneficiados pela lei do piso salarial da enfermagem são, além dos enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.

Atraso pode resultar em greve geral

Por conta da não-construção da minuta da medida provisória que busca viabilizar o piso salarial da enfermagem no Congresso, mais um entrave foi colocado no processo de aplicação do reajuste.

Como resposta para o atraso na implementação do piso salarial da enfermagem, a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem, Líbia Bellusci, afirmou que a classe pode precisar entrar em greve.

“E se até o dia 10 de março, não tiver tudo resolvido para o piso salarial digno chegar no contracheque da enfermagem brasileira, a enfermagem vai parar”, garantiu Bellusci.

A Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), revelou que ainda há esperanças de que a resolução do piso salarial da enfermagem possa vir antes da necessidade da greve.

“Eu tenho muita convicção […] de que nós teremos essa solução à mão para que a gente não precise chegar no dia 10”, pontuou a deputada.

“Tudo o que nós não queremos é que a gente precise chegar numa greve neste momento, porque nós defendemos o SUS, defendemos a enfermagem brasileira e nós queremos a solução”, finalizou Jandira.

Paralisação pelo piso salarial enfermagem

O dia 14 de fevereiro foi reservado para uma paralisação nacional, decretada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, a fim de lutar pelo benefício salarial da classe.

“Nós colocamos a resposta que o Ministério da Saúde e o Governo merecem: dia 14 de fevereiro a enfermagem brasileira vai mostrar a sua força nas ruas”, declarou Bellusci.

A lei do piso salarial da enfermagem se encontra suspensa desde 4 de setembro, por conta da suposta falta de verbas para o custeio do reajuste, e continua sem prazo definitivo para entrar em vigor.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO