Nota de solidariedade à Vilani Oliveira

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) vem, através de nota, prestar toda solidariedade e apoio à coordenadora geral do Movimento Negro Unificado do Ceará (MNU-CE), ex-presidenta da Confetam/CUT e professora, Vilani Oliveira, que, na manhã da última quarta-feira (15/06), foi vítima de violência e de cerceamento da liberdade de expressão e de manifestação na cidade de Maracanaú.

Vilani estava, com seus alunos, em visita para conhecer a Cidade Junina do São João de Maracanaú. Na ocasião, a dirigente em seu direito de liberdade de expressão levou um cartaz cobrando à gestão atual o reajuste salarial no percentual de 33,24% para os profissionais do magistério, que até o momento não foi efetivado. O prefeito Roberto Pessoa, que também estava no local, tomou o cartaz de suas mãos, amassou o papel, numa medida truculenta evidenciando clara tentativa de intimidação, e ainda a segurou pelos ombros com força.

O ato de truculência foi observado por todos que estavam no local e registrado através de vídeos e imagens massivamente replicados nas redes sociais. O gestor da cidade ainda usou palavras de baixo calão para se referir à dirigente como “pilantra”, em uma total falta de respeito e compostura em um evento promovido pela sua gestão.

O fato se deu em uma total falta de controle do gestor do município, que ao invés de usar de diálogo partiu literalmente para cima da dirigente sindical e destilou todos os formatos de violência. Imaginem vocês se esse tipo de prática vira moda nas negociações salariais? Cada campanha salarial se transformará em um campo de guerra!

Nada justifica a violência praticada a uma mulher, seja em âmbito doméstico e familiar, seja no âmbito profissional. Não podemos ser tolerantes nem tão pouco naturalizar práticas de violência de qualquer tipo contra a mulher, sobretudo no exercício profissional.

Vilani Oliveira é reconhecida no Ceará como representante dos movimentos negro, feminista e sindical, com voz, trabalho e independência. Toda nossa solidariedade e acolhimento à companheira Vilani!

 

Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce)


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO