Após muita pressão, a greve dos professores de Itapipoca conseguiu arrancar o reajuste salarial de 33,24% para o magistério. Realizada entre os dias 24 de março e seis de abril, o movimento paredista pôs força na pauta trabalhista e levou à negociação vitoriosa do Sindicato de Servidores Públicos Municipais (Sindsep) com a Prefeitura de Itapipoca.
Na assembleia laboral, que se deu no último dia de paralisação e deu fim ao movimento, os educadores do município aprovaram a proposta final de elevar o aumento dos professores ao percentual linear de 33.24% a partir de primeiro de julho. Anteriormente, o índice estava em 25% para professores pós-graduados e 28% para graduados.
Com a retomada do diálogo entre o Sindsep Itapipoca e a gestão, também ficou garantida da reposição da inflação de 10,16% para os servidores com salário acima do mínimo, valendo em abril, e de 5% referente a inflação de 2020, que será implantado no 2° semestre de 2022.
A pauta de conquistas também inclui a revisão da Lei Nº 24/2022, que alterou a previdência Municipal – ITAPREV. Nesta lei, aposentados e pensionistas começam a pagar uma alíquota de 14% a partir do que exceder dois salários mínimos. Agora, com a revisão, esta alíquota de 14% será aplicada quando exceder três salários mínimos.
Quanto ao piso salarial nacional de R$ 1.750,00 para Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), as partes acordaram aguardar a publicação da Portaria Federal.
Conforme a diretoria do sindicato, são conquistas alcançadas parcialmente, mas a categoria segue fortalecida e com negociações retomadas.