Fetamce promoveu Curso de capacitação para dirigentes sindicais nas Regionais de Itapipoca e Iguatu

A FETAMCE promoveu esta semana (dias 16 e 17/2), nas Regionais de Itapipoca e de Iguatu, respectivamente, Cursos de Capacitação sobre Concepção e Prática Sindical para dirigentes dos Sindicatos dos Servidores(as) Públicos Municipais, onde serão vistos temas como: Concepções, estrutura, gestão e prática do(a) dirigente sindical. Os cursos serão ministrado por Helder Molina – Educador sindical, historiador (UFF), mestre em Educação(UFF), doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana(UER).


Sobre o tema Discutindo o Papel dos Sindicatos, ontem e hoje – Sindicato: nossa casa coletiva, nossa identidade de classe, nosso instrumento de luta, Helder Molina, mostra que o Sindicato existe para defender os direitos dos trabalhadores. Nossos direitos são frutos de muitas lutas, e para garanti-los temos que ter um sindicato forte e de luta.


“Hoje temos emprego, salário, previdência, plano de saúde, e tantos outros direitos garantidos. Milhões de trabalhadores não têm. Amanhã, quem garante que não estaremos sem emprego, vivendo na informalidade, sem salário, sem renda, sem direitos, sem futuro? É pensando nisso que nos organizamos em sindicatos”, completou o educador sindical.


“A Estrutura Sindical – O Papel da Organização e Representação Sindical de Base”, serão destaques dos cursos, ministrados por Molina. Segundo ele, uma primeira radiografia das relações de trabalho em uma determinada empresa pode ser obtida a partir de denúncias de qualquer trabalhador(a), que por mais particular e localizada que pareça, não diz respeito só ao denunciante. Afinal, a denúncia pode ser individual, mas o fato ocorre em um determinado processo de trabalho e sob determinada gestão que diz respeito a todos.


“Como estão organizados os nossos sindicatos hoje? Estão mais preparados para atuarem diretamente no local de trabalho, para influenciar e disputar o controle e a gestão dos processos produtivos? Como é a atuação das direções sindicais que atuam diariamente no local de trabalho, lado a lado com os trabalhadores e trabalhadoras que as elegeram?


Se considerarmos que a disputa de hegemonia está no centro das relações de trabalho, no conflito direto entre os interesses do capital e os interesses dos trabalhadores, a luta por direitos que permitam a organização e representação autônoma dos trabalhadores passa a ser fundamental. Portanto, a participação direta dos trabalhadores é condição necessária para a afirmação e conquista de direitos, tal como o direito de organização no local de trabalho”, disse Molina.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO