Fetamce participa do 31º Congresso Mundial da ISP

A presidenta licenciada da Fetamce, Enedina Soares, e a secretária de Administração e Finanças da Federação, Nadja Carneiro, participam do 31º Congresso Mundial Internacional de Serviços Públicos (ISP), federação sindical global que representa 20 milhões de mulheres trabalhadoras e trabalhadores que prestam serviços públicos em 163 países.

O evento, sediado em Genebra, na Suíça, teve início no último dia 10 e segue até hoje (18) com o tema “Em um mundo de múltiplas crises, as pessoas acima do lucro”. Representantes de entidades sindicais do setor público de aproximadamente 170 países discutem os desafios enfrentados pelos servidores públicos no contexto das crises climática, econômica e sanitária, bem como as estratégias de fortalecimento da luta sindical e de defesa dos direitos da classe trabalhadora.

“Ecoamos a voz dos servidores municipais do Ceará ao coro internacional que aqui se encontra por melhores condições de trabalho e pela participação efetiva dos servidores públicos na gestão dos serviços que entregam à sociedade”, afirma Enedina.

Entre as principais resoluções já deliberadas do Congresso, destacam-se:

– A defesa da universalidade dos serviços públicos e da sua qualidade;
– a luta contra a privatização e a terceirização;
– a defesa dos direitos dos servidores públicos, incluindo a igualdade de gênero, a proteção contra a violência no trabalho e a garantia de condições de trabalho decentes;
– o compromisso com a promoção da justiça social e da paz.

O 31º Congresso da ISP também elegeu a nova direção da entidade, composta por representantes de sindicatos de 30 países.

Solidariedade ao povo palestino

Durante o Congresso, foi aprovada a resolução de emergência 48, em solidariedade ao povo palestino, que sofre com a guerra em Gaza. De acordo com Enedina, o encontro com a delegação palestina serviu para que a dirigente expressasse a preocupação brasileira com os civis na região e com o bloqueio de ajuda humanitária.

“Condenamos os ataques terroristas contra civis em Israel e reforçamos a importância de um esforço internacional, inclusive do governo brasileiro, para a criação de um corredor humanitário para a libertação imediata de todos os reféns”.

Direitos LGBT em pauta

O congresso também avançou em uma pauta histórica para a comunidade de servidores públicos LGBTs. Coletivos de trabalhadores de todo o mundo conquistaram a criação de um Comitê específico pelos direitos dessa população durante o evento.

Fruto de uma intensa articulação que contou com a participação direta dos dirigentes da Confetam e da Fetamce, a conquista vai permitir a servidores LGBTs de todo o mundo um espaço de representatividade e apoio interno à estrutura da ISP.

A partir de amanhã (19), com o início do Congresso Nacional da CUT, em São Paulo, os dirigentes esperam aprovar a criação da Secretaria LGBT da Central, um passo significativo e de maior representatividade frente aos comitês temáticos que já existem.

Direitos dos trabalhadores deficientes

O evento ecoou, entre as discussões, os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Uma importante discussão com representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) tratou de temas como:

– Garantias de oportunidades;
– vagas em diferentes funções;
– preconceito no ambiente de trabalho;
– inclusão na luta sindical de trabalhadores com deficiência.

“As pessoas com deficiência existem, não podem ser negligenciadas. A luta pela inclusão social dessas pessoas para por mudanças essenciais, que vão além de facilitar a locomoção. Esse é um debate sobre uma transformação da cultura do serviço público, a fim de permitir que a estrutura do seu funcionamento contemple a inserção dessa população”, afirma Enedina.

“Colhemos importantes ensinamentos e contribuímos com a nossa experiência para garantirmos um serviço público mais inclusivo às pessoas com deficiência. Precisamos, agora, que as entidades abracem essa causa para que possamos dar mais visibilidade à relevância social e à contribuição que essa população pode ofertar ao serviço público”, avalia Nadja.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO