Fetamce participa do 1º de Maio 2023

A diretoria da Fetamce participou do ato em alusão ao 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, realizado, ontem (1º), pelo segundo ano consecutivo no bairro Pirambu, em Fortaleza. Sob nova perspectiva, o dia de luta foi marcado pelo sentimento de reconstrução nacional, levando em conta recentes conquistas como a volta do Ministério do Trabalho e aumento real do salário mínimo acima da inflação.

Imagens: Marcos Adegas

O mote deste ano foi “em defesa da revogação das reformas antipovo, emprego, renda, salário mínimo valorizado, contra os juros altos e pela vida das mulheres”. A marcha teve início no cruzamento das avenidas Doutor Theberge e Vila do Mar e percorreu as principais ruas do bairro até a pracinha da rua Dom Quintino, onde um ato simbólico encerrou a atividade.

De acordo com a presidenta da Fetamce, Socorro Pires, o ato reivindica direitos que vão além dos trabalhistas: “Hoje a nossa principal bandeira de luta é pela revogação das medidas antipovo, é pela reconstrução dos direitos da classe trabalhadora, em defesa de todas as formas de vida, da liberdade, de oportunidade, pela vida das mulheres e, principalmente, em defesa dos serviços públicos. Da educação pública, saúde pública e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirma.

Também presente no ato, a vereadora de Caucaia e presidenta licenciada da Fetamce, Enedina Soares, destacou a necessidade de valorização do salário mínimo como política permanente: “Independentemente de quem seja o presidente, é uma importante conquista. Precisamos ainda discutir fortemente os juros altos. Nós temos hoje um um país em que praticamente 50% do orçamento vai para pagamento de juros da dívida pública”, ressalta.

Interior

Em alusão ao 1º de Maio, sindicatos da Regional Crateús foram às ruas, no último sábado (29), em ato unificado ocorrido na cidade de Nova Russas.

Segundo Pires, o ato mostrou a força do movimento sindical na região. “Em Nova Russas, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais têm sido atacado recorrentemente pela gestão municipal. O dia de hoje serve, também, para mostrar que nossos companheiros não estão sozinhos na luta”, ressalta.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO