De 18 a 22 de julho, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce) participa da Oficina Nacional de Elaboração de Diretrizes para implementação de Plano de Cargos, Carreiras e Salários em âmbito regional e negociação coletiva no SUS, em São Paulo, SP. Representada pela Coordenadora da Regional Iguatu, Diana Araújo, a Fetamce une-se a outras entidades que participam do evento com o objetivo de qualificar entes da Saúde na construção de PCCSs sólidos.
Para Diana, a iniciativa é importante para atualizar o movimento sindical e tirar dúvidas sobre os processos que envolvem um Plano de Carreiras. “Ao estudar as diretrizes, conhecemos a estrutura que o Ministério da Saúde indica e podemos propor Planos ainda mais consistentes para os trabalhadores do SUS na nossa região”, destaca.
Além do Ceará, a formação contempla Acre, Mato Grosso e Minas Gerais, um estado por macrorregião, com exceção do Sul. Esta é a terceira etapa da oficina, que ainda terá mais dois encontros, finalizando o processo em Brasília, no mês de novembro.
O evento é uma realização conjunta do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, por meio de carta acordo com a Organização Pan – Americana da Saúde (OPAS) e com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio – Econômicos (DIEESE).
Com informações do COSEMS/CE
Fonte: Fetamce