Fetamce participa de ato contra juros altos no país

A direção da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal participou, hoje (21), do ato que reuniu centrais sindicais contra a política de juros altos do Banco Central (Bacen). Em Fortaleza, a mobilização aconteceu em frente à sede da instituição e reuniu representantes dos movimentos sindical e popular. 

Assim como em outras cidades, o ato em Fortaleza juntou-se a uma série de mobilizações em todo o país pela redução da taxa de juros praticada pelo Bacen às vésperas da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). 

Organizado pelo Comando Nacional dos Bancários, o Dia Nacional de Luta por Juros Baixos pediu, também, a saída do presidente do Bacen, Campos Neto, e maior democratização do Conselho de Administração dos Recursos Fiscais (CARF), que possui apenas seis conselheiros, dentre 180, indicados por centrais sindicais.

De acordo com a presidenta da Fetamce, Socorro Pires, a alta taxa básica de juros (SELIC), hoje em 13,75%, não dialoga com a realidade brasileira. “Num país em que temos mais de 33 milhões de pessoas com fome, não há condições de mantermos altos índices de juros. Se estamos na luta pela redemocratização, não podemos ter o capital como o ditador de regras fiscais”, afirma.

Socorro evidencia, ainda, o contraste do atual momento com a permanência de Campos Neto na presidência do Bacen. “É inadmissível tamanha autonomia e um presidente bolsonarista no comando. Os pilares devem ser outros, o controle da política de juros deve dialogar com a geração de emprego e renda, o fortalecimento dos serviços públicos e a retomada dos direitos trabalhistas”, ressalta.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO