Observatório Fetamce discute agenda sindical de lutas

 

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realizou, nesta quarta-feira (22), o Observatório Fetamce, evento que reuniu diretores de todo o Ceará para pensar agendas de lutas com foco na reconstrução do Brasil.

Temas como a mobilização do piso da enfermagem, o lançamento da Marcha das Margaridas, a revogação do Ensino Médio e os desafios da Reforma Sindical estiveram entre os assuntos debatidos.

Marcha das Margaridas

Pela manhã, Cícera Costa e Sheila Gonçalves, secretárias das Mulheres da Fetraece e da Fetamce, respectivamente, explicaram quais passos estão em andamento para a participação das federações na Marcha das Margaridas 2023.

“No último dia 10, participamos da reunião do coletivo de mulheres da CUT para alinharmos as estratégias. Neste ano, pretendemos levar 100 mulheres. Entre abril e maio, faremos o lançamento estadual e uma oficina de confecção de materiais. Nossa ala terá uma colcha de retalhos feita por todos os sindicatos”, projeta.

 

Revogação do Ensino Médio 

Ainda pela manhã, Patrícia Limaverde e Idevaldo Boldião palestraram sobre a revogação do Ensino Médio. Segundo Kellynia Farias, mediadora da mesa, é fundamental que os federados se apropriem dessa discussão. 

“Essa pauta pertence a todos nós, não apenas aos trabalhadores da educação. Se essa reforma permanecer, os filhos da classe trabalhadora sofrerão uma contenção social. É uma mudança que já nasceu sem diálogo, é antidemocrática”, avalia.

 

Reforma Sindical

A tarde de formação contou com uma mesa sobre a Reforma Sindical, composta pelos advogados Carlos Chagas e Antônio José. De acordo com este, a classe trabalhadora tem a grande chance de impedir que as mudanças não tenham um caráter popular.

“Ao contrário da Reforma Trabalhista, que foi imposta, a Reforma Sindical contará com participação das centrais, que serão ouvidas para, quem sabe, atenuar os efeitos que a classe trabalhadora tem sofrido. O grande desafio será o diálogo com o atual Congresso, que pode se apresentar contrário a mudanças”, avalia. 

 

Piso da Enfermagem

Segundo Socorro Pires, presidenta da Fetamce, o encontro também serviu para a confirmação da participação da federação no ato que vai mobilizar coletivos de todo o Brasil, no dia 29 de março, em Brasília, pelo pagamento do piso salarial da enfermagem. 

“A Fetamce integrará uma caravana de cerca de 70 pessoas, que estarão lá para representar os servidores municipais da enfermagem do Ceará nesta luta para que o governo federal regulamente o formato do pagamento do piso. Já estamos pedindo aos prefeitos e ao governador que regulamentem a questão, pois não há impedimento legal”, afirma.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO