Fetamce participa da XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

Após dois anos sem ter a atividade nas ruas, ontem (07), a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) esteve presente na XXI Parada Pela Diversidade Sexual do Ceará, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. A Federação esteve com um trio elétrico na atividade.

Neste ano, o tema trabalhado foi “Viva e nas ruas: voto contra o fascismo e a Lgbtifobia” e trouxe a reflexão do contexto de crescimento do conservadorismo e do fascismo na atual conjuntura política. O evento somou a Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo, realizada em junho deste ano, e pautou “Vote com Orgulho: por uma política que representa”.

O evento foi realizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) e teve apoio e patrocínio da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará. Neste ano, a programação contou com um momento de militância de representações do movimento LGBTQIA+, um minuto de silêncio contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio e apresentações musicais de nomes conhecidos da Cidade.

“A parada tem tom de evento, manifesto, festa e luta. Diferente de outros eventos da Cidade e de outras paradas pelo Brasil, ela se mantém apenas com recursos públicos. A gente sempre fala que, enquanto movimento, temos que acessar os espaços públicos. Isso é necessário para mobilizar nossa comunidade tendo em vista o contexto de violência e de vulnerabilidade em que nos encontramos”, afirma Dediane Souza, integrante da Grab.

Já no “Manifesto político em defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e outras identidades”, Dediane Souza expressou, em discurso para o público, o compromisso político do iniciativa: “Reagimos ao desmonte de muitas políticas sociais; ao desemprego, que afeta mais de 12 milhões de trabalhadoras e trabalhadores; às tentativas de acabar com a previdência pública; ao aumento dos níveis de pobreza extrema; ao Brasil voltando ao mapa da fome, enfim, às políticas regressivas em curso e capitaneadas por um Governo Federal declaradamente contra as minorias”.

A Parada Pela Diversidade Sexual é considerada a terceira maior do País. “Nós servidores e servidoras municipais não podíamos deixar de participar da Parada neste ano, nessa retomada da atividade presencial. A população LGBTQIA+ luta pela cidadania e pela vida digna. Mas também é um momento festivo e de muita celebração da diversidade. A gente tem uma parada linda, com as cores do arco-íris e com pessoas que celebram o amor, o orgulho e a resistência”, ressaltou Enedina Soares, presidenta da Fetamce.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO