Fetamce participa da celebração de 40 anos da CUT

A diretoria da Fetamce marcou presença, na tarde desta segunda-feira (28), na celebração dos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizada na sede estadual da entidade, em Fortaleza. Participaram do encontro representantes de movimentos sociais, dirigentes sindicais e autoridades legislativas.

Conduzida por Wil Pereira, presidente da CUT-CE, a solenidade teve início com a formação da mesa de abertura, composta pela nova direção executiva da entidade, eleita  durante o 15º Congresso Estadual da CUT Ceará (CECUT) para o quadriênio (2023-2027).

De acordo com Wil, “são quatro décadas de lutas que contribuíram para transformar a classe trabalhadora em um dos atores fundamentais da sociedade brasileira e, ao mesmo tempo, para transformar e fortalecer a própria sociedade”, destacou o presidente ao ressaltar o papel da CUT numa luta contínua para que o país avance com desenvolvimento, justiça social e valorização do trabalho.

Presente no ato, a presidenta da Federação, Socorro Pires, enalteceu o legado de conquistas da Central. “Desde sua fundação, a CUT tem sido uma força motriz na busca por melhores condições de trabalho, justiça social e igualdade. Seus esforços incansáveis inspiram gerações e nos lembram da importância de lutar por direitos e dignidade.”

Também estiveram presentes no ato a secretária de Formação Sindical da CUT-CE e secretária de Administração e Finanças da Fetamce, Nadja Carneiro; a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT-CE e secretária de Organização e Política Sindical da Fetamce, Carmem Santiago; a secretária de Organização e Política Sindical da CUT nacional, Graça Costa; as diretoras do SINDIFORT Ana Miranda e Regina Cláudia; e a suplente da Diretoria Executiva da Fetamce, Kellynia Farias.

Graça Costa destacou que este dia é histórico para a classe trabalhadora “é um momento de gratidão, são 40 anos de muita história e construção, militância, formação e luta, e ainda há enormes desafios a serem enfrentados”.

História

Fundada no dia 28 de agosto de 1983, em plena ditadura militar, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT), a CUT, maior central sindical da América Latina e quinta maior do mundo, foi instrumento determinante nos avanços conquistados pela classe trabalhadora e pela redemocratização do país ao longo dos seus 40 anos.

Além disso, foi responsável por encabeçar a luta pela construção de um modelo de organização sindical que representasse de fato os anseios e as reivindicações de trabalhadores e trabalhadoras.

(com informações da CUT-CE / Renan Matos/Tarcísio Aquino)


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO