Fetamce leva 28 delegadas e delegados ao 14º Congresso Nacional da CUT

Dirigentes da Fetamce participaram, de quinta-feira (19) a domingo (22), do 14º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT), realizado em São Paulo. A Federação levou ao evento 28 delegadas e delegados, que representaram os servidores municipais do Ceará e participaram dos debates sobre os rumos do movimento sindical para os próximos quatro anos.

O evento aconteceu no ano em que a CUT celebra 40 anos de lutas em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora. “A Fetamce participou desse momento único com uma comitiva representativa do serviço público municipal do Estado do Ceará. Foi uma oportunidade singular para afinarmos a mobilização contra as reformas antipovo a nível nacional”, afirma Socorro Pires, presidenta da Federação.

Para além da comemoração dessas quatro décadas de luta, o CONCUT aconteceu em um cenário de reconstrução do Brasil, após sete anos de destruição de direitos, ataques à democracia e tentativas de enfraquecimento do movimento sindical, patrocinados pela extrema direita.

Nova Diretoria

Na ocasião, foi eleita a nova diretoria executiva da entidade que atuará nos próximos quatro anos, (2023 a 2027). Na presidência foi reeleito o metalúrgico do ABC Sergio Nobre. A vice-presidência ficará com a bancária Juvandia Moreira, também presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A Secretaria-Geral estará sob o comando do representante do ramo químico, Renato Zulato.

Representando o Ceará, Maria das Graças Costa, dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSEP) de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga, foi reconduzida ao cargo de Secretária de Organização e Política Sindical.

Campanha Salarial 2024 Confetam

No primeiro dia de CONCUT (19), dirigentes da Fetamce participaram da Reunião da Direção Nacional Ampliada com as Federações da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam).

O evento concentrou-se na análise da conjuntura atual, na discussão sobre a PEC 32, nas estratégias de luta sindical, e no Plano de Luta dos Municipais, além de proporcionar um espaço para os dirigentes sindicais presentes expressarem seus anseios.

“Precisamos, mais do que nunca, da união de todas e todos para manter a mobilização contra as reformas antipovo, em especial, a Administrativa, cuja ameaça de retorno nos acende um alerta”, afirma Socorro Pires, presidenta da Fetamce.

Após a reunião, aconteceu o lançamento da Campanha Salarial 2024 da Confetam, com o tema “Serviço Público: É a Gente Que Faz!”. A campanha abrange 13 eixos principais que abordam as necessidades da categoria e estão alinhados com as principais questões visando a restauração dos direitos que foram perdidos durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Abertura CONCUT

As delegadas e os delegados Fetamce também prestigiaram a abertura do evento, ocorrida na noite de quinta-feira (19). Segundo Enedina Soares, presidenta licenciada da Fetamce e vereadora de Caucaia, a reconstrução do Brasil passa pelas mãos da classe trabalhadora.

“Este foi um Congresso muito importante para compreendermos os desafios desse momento histórico e aprovarmos, juntas e juntos, um plano de lutas que possa devolver os direitos retirados, garantir novos direitos e avançar na defesa da democracia”, ressalta.

Conjunturas nacional e internacional em debate

Na sexta-feira (20), segundo dia de evento, a comitiva de servidores municipais cearenses participou de mesa sobre Conjuntura e Desafios do Sindicalismo CUTista. Presente no evento, o senador Humberto Costa participou da análise que refletiu sobre o processo de reconstrução que o Brasil passa sob a liderança do presidente Lula.

“Após sete anos de destruição de direitos, ataques à democracia e tentativas de enfraquecimento do movimento sindical, patrocinados pela extrema direita, precisamos unir forças para resgatar nossos direitos e anular as reformas antipovo”, avalia Enedina Soares, vereadora de Caucaia e presidenta licenciada da Federação.

Os dirigentes também marcaram presença em um ato de apoio ao povo palestino, pautado na discordância contra os ataques a civis em Israel, e em uma manifestação de apoio às eleições na Argentina, que ocorreram neste final de semana.

“Defendemos a democracia e protestamos contra a candidatura da extrema-direita no nosso país vizinho. Conhecemos essa dura realidade e compreendemos que o Brasil também sofrerá prejuízos econômicos e políticos caso Javier Milei ganhe as eleições”, afirma Socorro Pires, presidenta da Fetamce.

Luta contra o racismo

O secretário de Combate ao Racismo da Fetamce, Régis Pires, participou da plenária do referido Coletivo da CUT, realizada durante o 14º CONCUT. Representantes de outros ramos da CUT também integraram o diálogo em busca de ações antirracistas no movimento sindical.

“Encontros assim são essenciais para fortalecermos a luta contra o racismo nos mais diversos espaços de atuação da classe trabalhadora”, avalia Régis. 

No sábado (21), o Coletivo articulou um ato antirracista para denunciar as diversas formas de racismo presentes em todas as esferas da estrutura de trabalho e sindical.

“Precisamos enegrecer para ocupar os espaços de poder. Isso só será possível a partir de uma postura antirracista, de combate direto ao racismo estrutural que reina em nossa sociedade”, afirma Régis.

O dirigente também celebrou a condução de Maria Júlia Reis Nogueira ao cargo de secretária de Combate ao Racismo da CUT.

Direitos LGBTQIA+

Também no sábado (21), uma mística com temática LGTQIA+ trouxe à luz a realidade dessa população no mercado de trabalho e na sociedade. Música e imagens expressaram toda a violência sofrida por LGTQIA+.

“A Fetamce defende que a CUT tenha um secretaria específica para os LGBTQIA+. A LGBTfobia existe e milhares de trabalhadores sofrem cotidianamente com o preconceito nos mais diversos ambientes de trabalho”, afirma Rafael Fernandes, secretário LGBTQIAPN+ da Fetamce.

“Até então, não havia acontecido uma manifestação dessa importância em outros congressos. Creio que agora há espaço pra discutirmos práticas contra a LGBTfobia e a favor dos nossos direitos”, afirma Germana Aragão, presidenta do SINDSEP de Santa Quitéria.

Ao fim do evento, foi criada a Secretaria LGBTQIA+, que será gerida por Walmir Siqueira.

Atividades e palestras

O 14º CONCUT também foi marcado pelo lançamento da campanha “O serviço é público, meu corpo não!”, da Confetam. A ação foca no enfrentamento ao assédio sexual no serviço público, que atinge especialmente as mulheres, e cumpre a necessidade de ampliação dos direitos, assim como oportuniza o combate às violências no local de trabalho.

Os delegados e as delegadas da Fetamce também participaram de importantes momentos, como a homenagem ao Padre Júlio Lancellotti, vencedor do Prêmio CUT na categoria “Personalidade de Destaque na Luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos” e nas palestras da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; e dos deputados federais Guilherme Boulos e Luiza Erundina, ambos do PSOL-SP.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO