FETAMCE elege delegada para a II Conferência Nacional de Juventude

Terminou na noite de ontem, com a criação de proposta de Estatuto Estadual de Juventude e com a eleição de 64 delegados, a etapa final da II Conferência Estadual de Juventude do Ceará, realizada pela Coordenadoria  Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador (COJUV) e pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude do Estado do Ceará, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza.

 

A etapa final da II Conferência Estadual da Juventude, teve como tema central “Juventude e Desenvolvimento” e foi aberta no dia 04 de novembro com a palestra do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, que abordou a temática da Conferência. O balanço da participação de Ciro foi controverso, dado à polêmica gerada pelo professor universitário, ao debater partidos políticos e ao criticar as implicações do movimento de greve dos professores municipais de Fortaleza. Vários jovens delegados manifestaram insatisfação com a forma que Ciro apresentou o debate.


O segundo dia de Conferência, foi marcado pelo debate do Estatuto da Juventude do Ceará e pelas propostas construídas nas conferências municipais e territoriais. A plenária aprovou o texto após um debate de mais 8 horas seguidas, foram mais de 120 inscrições de delegados para debater o tema. O Estatuto Estadual da Juventude será levado como proposta para a Conferência Nacional e para a Assembléia Legislativa do Ceará.

 

Destaque também para as discussões de políticas para as mulheres jovens, segurança pública, Direitos Humanos e participação dos jovens nos processos de controle social, como a criação de grupos de discussão junto ao estado do Ceará para debater as temáticas acima, realizadas na manhã do último dia.


Já a plenária final da Conferência contou com a aprovação de oito moções direcionadas à Conferência Nacional de Juventude. Entre as moções apresentadas, destacam-se o repúdio aos projetos de Lei que tramitam no Congresso para a redução da Maioridade Penal para 16 anos, a defesa pela democratização dos meios de comunicação, a luta contra o preconceito geracional, especialmente contra os jovens, e a defesa do controle sobre os programas policiais, que exploram a imagem do jovem de forma depreciativa e ilegal. A plenária também conduziu o processo de eleição de delegados. Das 64 vagas do Ceará, 54 foram votadas em plenária, seis delegados foram indicados pelo Governo do Estado e quatro indicados pelo Conselho Estadual de Juventude. Os 440 delegados credenciados votaram em 116 nomes, que concorreram a 54 vagas para delegado nacional. A Secretária de Comunicação da FETAMCE, Eliane Silva, representará a Federação e a CUT na nacional. Eliane foi uma das candidatas mais votadas da Sociedade Civil.


A II Conferencia Nacional acontece de 09 a 12 de dezembro, em Brasília.

Assessoria de Comunicação – FETAMCE


Siga-nos no Twitter > @FETAMCE


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO