Terminou na noite de ontem, com a criação de proposta de Estatuto Estadual de Juventude e com a eleição de 64 delegados, a etapa final da II Conferência Estadual de Juventude do Ceará, realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador (COJUV) e pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude do Estado do Ceará, no Hotel Vila Galé, em Fortaleza.A etapa final da II Conferência Estadual da Juventude, teve como tema central “Juventude e Desenvolvimento” e foi aberta no dia 04 de novembro com a palestra do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, que abordou a temática da Conferência. O balanço da participação de Ciro foi controverso, dado à polêmica gerada pelo professor universitário, ao debater partidos políticos e ao criticar as implicações do movimento de greve dos professores municipais de Fortaleza. Vários jovens delegados manifestaram insatisfação com a forma que Ciro apresentou o debate.
O segundo dia de Conferência, foi marcado pelo debate do Estatuto da Juventude do Ceará e pelas propostas construídas nas conferências municipais e territoriais. A plenária aprovou o texto após um debate de mais 8 horas seguidas, foram mais de 120 inscrições de delegados para debater o tema. O Estatuto Estadual da Juventude será levado como proposta para a Conferência Nacional e para a Assembléia Legislativa do Ceará.
Destaque também para as discussões de políticas para as mulheres jovens, segurança pública, Direitos Humanos e participação dos jovens nos processos de controle social, como a criação de grupos de discussão junto ao estado do Ceará para debater as temáticas acima, realizadas na manhã do último dia.
Já a plenária final da Conferência contou com a aprovação de oito moções direcionadas à Conferência Nacional de Juventude. Entre as moções apresentadas, destacam-se o repúdio aos projetos de Lei que tramitam no Congresso para a redução da Maioridade Penal para 16 anos, a defesa pela democratização dos meios de comunicação, a luta contra o preconceito geracional, especialmente contra os jovens, e a defesa do controle sobre os programas policiais, que exploram a imagem do jovem de forma depreciativa e ilegal. A plenária também conduziu o processo de eleição de delegados. Das 64 vagas do Ceará, 54 foram votadas em plenária, seis delegados foram indicados pelo Governo do Estado e quatro indicados pelo Conselho Estadual de Juventude. Os 440 delegados credenciados votaram em 116 nomes, que concorreram a 54 vagas para delegado nacional. A Secretária de Comunicação da FETAMCE, Eliane Silva, representará a Federação e a CUT na nacional. Eliane foi uma das candidatas mais votadas da Sociedade Civil.
A II Conferencia Nacional acontece de 09 a 12 de dezembro, em Brasília.
Assessoria de Comunicação – FETAMCE
Siga-nos no Twitter > @FETAMCE
Fonte: Fetamce











