A Federação dos Trabalhadores (as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) já iniciou os preparativos para a 8ª edição da Marcha dos Servidores Municipais do Ceará. O acontecimento que já consta no calendário anual de eventos da cidade de Fortaleza e neste ano acontecerá no dia 09 de novembro, a partir das 8h, no Centro.
A atividade, que pretende reunir servidores municipais, estaduais e federais de todo o Ceará, assim como trabalhadores de outras categorias e integrantes de movimentos sociais, será lançada em audiência pública, que acontecerá nesta quinta-feira (05/10), às 14 horas, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.
Na oportunidade, também será lançada a segunda edição do livro do Dr. Luiz Moreira, “A Constituição como Simulacro”. No estudo, o jurista e professor de Direito aborda de maneira muito clara um tema que deveria ser de interesse de todos da área jurídica: a legitimidade das normas.
Outra convidada para o evento é a professora doutora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Adelaide Gonçalves, que irá aprofundar o debate sobre a conjuntura em que está sendo organizada a marcha, marcada pelo cenário de fragilização institucional, política, econômica e social, desde o golpe na Democracia e até a consequente implantação do atual projeto de poder que está levando à miséria do povo brasileiro.
Marcha
A tradicional passeata terá concentração na Praça da Bandeira, em frente à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo é reforçar a mobilização e conscientização da população sobre os efeitos danosos das medidas de austeridade implantadas no Governo Federal, que estão levando ao completo desmonte dos principais direitos trabalhistas e previdenciários, assim como sufocando as políticas públicas mais fundamentais, como saúde, educação e assistência social, que sofrem cortes financeiros a partir da Emenda 95 e de outras políticas que levam ao congelamento dos investimentos públicos.
A presidenta da Fetamce, Enedina Soares, explica a importância do evento: “Assim como explicou o grande educador Paulo Freire, nós trabalhadores somos oprimidos pelo mundo capitalista, sistema que é mantido por uma camada de sujeitos que detêm riqueza e poder, a quem podemos chamar de opressores”, diz a dirigente. Conforme Enedina, esse grupo de privilegiados, é quem está patrocinando a eliminação das principais conquistas da classe trabalhadora.
“Sendo assim, a nossa marcha resgata e defende a nossa grande tarefa humanista e histórica enquanto classe trabalhadora, que é nos libertar dos opressores. Ela acontece próxima à data em que serão implantados os nefastos efeitos da reforma trabalhista de Temer. Por tudo isso, conclamamos todo o Ceará para ocupar as ruas com a nossa luta por redenção e fazer um grande e forte protesto contra o capitalismo e as políticas de austeridade que estão sendo adotadas. Portanto, é com este entusiasmo e espírito que convocamos todos e todas à 8ª Marcha dos Servidores Municipais do Ceará”, finaliza.
Agenda de Novembro
Além da Marcha, a Fetamce deve realizar no período mais duas atividades. A primeira é o lançamento da Campanha Salarial Estadual Unificada 2018 dos Servidores Públicos Municipais do Ceará, no dia 9 de novembro, à tarde. E a segunda atividade, marcada para os dias 10 e 11 de novembro, é a Jornada dos Servidores Municipais, que debaterá a reorganização dos sindicatos de funcionários públicos das cidades nesta conjuntura. Destaque ainda para uma vigília que será realizada na noite do dia 10, véspera da data que passa a vigorar as mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) propostas pelo Governo Temer.
Serviço:
Lançamento da 8ª Marcha dos Servidores Municipais
05 de outubro de 2017, às 14 horas
Local: Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres)