Fetamce celebra 25 anos de criação em sessão solene na Assembleia Legislativa


A Assembleia Legislativa do Ceará celebrou, na tarde desta quinta-feira (07/05), os 25 anos de criação da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). A solenidade, ocorrida no Plenário 13 de Maio, atendeu a requerimento do deputado Moisés Braz (PT).


O parlamentar afirmou que a federação merece o reconhecimento, gratidão e respeito dos parlamentares da Casa Legislativa. “O reconhecimento se dá pelo trabalho e dedicação que vocês têm prestado à nossa sociedade, ao nosso Estado, e por que não dizer, ao nosso País”. Moisés Braz ressaltou ainda o empenho dos servidores na área da educação do município.


O deputado Elmano Freitas (PT) lembrou que todos os servidores municipais têm direito a um sindicato para se organizar e lutar por seus direitos, e, muitas vezes, sofrem perseguição por isso. “Só quem acompanha a luta sindical sabe o que é levar cada trabalhador às assembleias para explicar seus direitos. Quem tira parte da sua vida e da sua família para dedicar-se à sua classe merece salva de palmas”, elogiou Elmano.


A presidente da Fetamce, Enedina Soares, lembra que a entidade surgiu quando servidores municipais passaram a ter direito à organização, por meio da Constituição de 1988. “Hoje é dia de celebrar e festejar a resistência da categoria, sua coragem e ousadia. Para festejar 25 anos, foi muito difícil chegar aqui. É o momento de afirmarmos nossas bandeiras históricas de luta, como o salário mínimo constitucional, a garantia dos direitos humanos dos servidores e um serviço publico de qualidade”, pontuou.



Secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno destacou a trajetória dos 25 anos da federação e sua luta pelos direitos dos trabalhadores municipais. “Foram muitos quilômetros de passeatas, muitas horas de greves e manifestações, momentos difíceis e nervosos de negociações em mesas de prefeitos e secretários. Muitos de vocês foram perseguidos e afastados. E têm uma bela história para contar hoje”, lembrou Bruno.


O secretário adjunto da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Nacional), Aparecido Donizete da Silva, afirmou que a história da Fetamce contribuiu para a atuação da CUT. “Uma federação que, de 184 municípios (cearenses), representa 153 tem legitimidade. Ao longo desses 25 anos, vocês contribuíram para que a CUT tivesse papel preponderante, em especial no fim do Regime Militar”, lembrou Aparecido.


Durante o evento, em celebração aos 25 anos da Fetamce, a AL concedeu placas à presidente da entidade, Enedina Soares da Silva; ao secretário adjunto da CUT-Nacional, Aparecido Donizete da Silva, e à presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Vilani de Souza Oliveira.


A sessão contou ainda com a entrega da segunda edição da Comenda Fetamce, especial de 25 anos, que homenageou sindicatos de servidores municipais fundadores, além de personalidade e entidades parceiras. Receberam a premiação os Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato, Aracoiaba, Campos Sales, Icó, Cedro e Orós; o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); a Internacional de Serviços Públicos (ISP); o Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará (Sindmetal-CE); a o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute); o Sindicato dos Bancários do Ceará; a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece); o Procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, que enviou representante; Dom Manuel Edmilson da Cruz; Artur Bruno – Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam); e a Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE).


Fundada em 1990, a federação hoje conta com 146 sindicatos de servidores públicos municipais filiados, representando 153 dos 184 municípios cearenses. Cada um destes sindicatos, juntamente com ex-integrantes da Associação dos Professores Municipais do Interior do Ceará (Apromice), receberam troféus alusivos às bodas de prata da organização sindical.


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO