Fetamce abre inscrições para a Jornada da Resistência


A jornada de debates, organização e de aprimoramento da luta dos trabalhadores municipais realizada pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) chega à sua sexta edição. Neste ano, como não podia ser diferente, o tema é um só: “Resistência”.


 


O evento acontece de 28 a 30 de novembro de 2016, no Hotel Romanos (R. Pe Pedro Alencar, 2012 – Messejana, Fortaleza – CE). Participam da Jornada três representantes por sindicato filiado à Federação. Para se inscrever, é necessário que a organização sindical associada preencha o formulário de inscrição disponível no link: fetamce.org.br/jornada. A Federação recomenda que entre os inscritos por organização filiada sejam incluídos participantes dos Curso de Liderança Juvenil e Academia de Líderes, caso houver. Diretores e coordenadores da Fetamce se inscrevem em separado, também no formulário.


 


Tempos de Resistência


 


Desta vez, o evento tem o desafio de não só colocar em debate a conjuntura desafiadora atual, mas sim de apontar que horizonte de lutas os servidores públicos devem trilhar, sobretudo sabendo que vivemos tempos de golpe e retrocessos em quase todos os nossos direitos.


 


“Mais que um tema, o termo ‘resistência’ é um convite para a luta! Estamos sendo duramente atacados com a PEC 241, o PLP 257, a flexibilização de direitos trabalhistas e previdenciários, o desmonte dos municípios e a destruição das garantis dos servidores públicos. Os desafios são grandes. Portanto, pedimos que venham para esta batalha conosco! Participe da ‘Jornada da Resistência’!”, convida a presidente da Fetamce, Enedina Soares.


 


Mais detalhes


 


O temário do evento põe em debate como o movimento sindical e social do país, especialmente dos servidores públicos, precisa se organizar para que possa enfrentar a retirada de conquistas em vários campos. A atividade deve contar com a presença de representantes da Internacional de Serviços Públicos (ISP), da bancada progressista do Congresso Nacional, de organizações sindicais nacionais, juristas e outros especialistas do mundo do trabalho.


 


A “Jornada da Resistência” abre espaço ainda para o debate sobre a necessidade de uma nova visão dos sindicatos, haja vista os “tempos de crise” que vivemos. Sendo assim, oficinas apontarão o horizonte para a negociação coletiva, o orçamento público, a dívida pública e a organização sindical.


 


O encontro conta ainda com discussões sobre justiça fiscal no Brasil e na América Latina, Confraternização de Fim de Ano – chamada de “Noite da Resistência” – e a certificação dos Cursos de Liderança Juvenil no Movimento Sindical e Academia de Líderes.


 


A Jornada será encerrada com o Lançamento da Campanha Salarial 2017 dos Servidores Municipais do Ceará, que ocorrerá em Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres, Fortaleza).


 


Programação inicial:


 


28 de Novembro


 


10h – Feira da Resistência


 


12h – Almoço


 


14h – Conferência de Abertura: É Hora de Resistência Popular!


 


16h – Painel: Nenhum Direito A Menos – Não às Reformas Neolibeirais


 


29 de Novembro


 


9h – Oficinas Temáticas: Sindicalismo em Tempos de Crise


 


Sala 1: Negociação Coletiva


Sala 2: Orçamento Público


Sala 3: Dívida Pública e Justiça Fiscal


Sala 4: Organização Sindical


 


12h – Almoço


 


14h – Oficinas Temáticas: Sindicalismo em Tempos de Crise


 


Sala 1: Negociação Coletiva e Orçamento Público


Sala 2: Dívida Pública e Justiça Fiscal


Sala 3: Organização Sindical


 


19h – Confraternização de Fim de Ano da Fetamce: Noite da Resistência e Certificação dos Cursos de Liderança Juvenil no Movimento Sindical e Academia de Líderes


 


30 de Novembro


 


9h – Conferência Final: Nosso Horizonte é de Luta!


 


15h – Audiência Pública de Lançamento da Campanha Salarial 2017 dos Servidores Municipais do Ceará


Local: Assembleia Legislativa do Ceará (Av. Des. Moreira, 2807 – Dionísio Torres, Fortaleza).


 


Atenção, inscrições somente pelo formulário online, disponível no link: fetamce.org.br/jornada


 


 


Fonte: Fetamce

DEIXE UM COMENTÁRIO