O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia(SINDSEP) abriu o calendário de assembleias do ano com encontro realizado na última segunda-feira (22), ocasião em que reuniu presença maciça de servidores(as) de diversas secretarias e níveis.
Com pautas da Campanha Salarial 2024 e outros assuntos importantes, o coletivo deliberou e aprovou alguns encaminhamentos que nortearão as lutas em 2024.
Sobre os reajustes salariais
O Sindsep Caucaia luta por um aumento de 7,79% para profissionais do magistério – (3.62% de reajuste do piso + 2.17% de perda salarial de 2019 + 2% de progressão extra).
Para todas as outras categorias, a entidade quer um reajuste de 7%, que contemple a inflação e o ganho real.
Ainda sobre reajuste, mas agora do auxílio-refeição, foi deliberado e aprovada a solicitação de um aumento para todos os (as) servidores (as) de R$17 para R$25, tendo em vista um valor que possibilite ao (à) trabalhador(a) ter acesso a uma alimentação de qualidade.
Sobre a redução da carga horária das disciplinas de educação física e inglês
Foi aprovado, em votação, que o Sindsep acionará o Ministério Público e o Conselho Regional de Educação Física para informar a esses órgãos sobre a reformulação nos horários realizada pela SME.
No novo formato, as disciplinas de Ed. Física e Inglês, que são obrigatórias na grade curricular dos(as) estudantes, passarão de 2h/aula semanal para 1h/aula, comprometendo o conteúdo programado e até mesmo o desenvolvimento dos(as) alunos(as), considerando a importância dessas duas disciplinas.
Calendário escolar
A categoria não aceitará sábado letivo!
De acordo com o calendário atual, estão previstos 2 dias de planejamento coletivo e 2 dias de jornada pedagógica.
Sindsep apresentará uma proposta de trocar 1 dia de planejamento coletivo e 1 dia de jornada pedagógica por cada sábado letivo que está sendo colocado.
“O Sindsep solicita que a gestão municipal abra uma mesa de negociação para debater todos esses pontos ao lado de quem faz o serviço público do município acontecer”, afirma Maria Santos, presidenta do SINDSEP Caucaia.