Documentário conta a história do movimento sindical dos servidores municipais do Ceará


Em 1986, na cidade de Ocara, servidores públicos se reúnem e têm a ideia de criar a Apromice, a Associação dos Professores Municipais do Interior do Ceará. A entidade de professores foi o estopim de organização dos servidores municipais do Ceará, que culminaria no fortalecimento e estruturação da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), que completou, em 28 de abril de 2015, 25 anos.


Toda essa história, que começa em um período de grande exploração e opressão para os funcionários públicos das cidades até os dias atuais, quando estes já gozam de muitos direitos, será contada no Documentário “Fetamce – 25 anos”, que será lançado na próxima quarta-feira (16), às 19 horas, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica, Fortaleza – CE).


O documentário tem direção geral e roteiro de Rafael Mesquita e direção de fotografia e edição de Fabricio Santos. O registro resgata personagens históricos e a própria memória do processo de organização e fortalecimento do movimento sindical dos servidores públicos municipais do Ceará, como as primeiras reuniões, passando por criação de sindicatos, direcionamento ideológico das entidades e todas as conquistas e ações das duas décadas e meia de atividades da Federação, que tem sua pré-história na já citada na extinta Apromice.


“Quando resolvemos produzir o documentário, descobrimos que eram poucos os registros escritos e documentados desta longa história. Por isso, uma das qualidades deste trabalho, que foi também de investigação e pesquisa jornalística, é entregar para a categoria um registro fiel e atento aos fatos desta bela história de luta”, resumiu Rafael Mesquita, jornalista assessor de comunicação da Federação.


Serviço:


Documentário Fetamce 25 anos


Dia 16 de dezembro de 2015, às 19 horas


Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica, Fortaleza – CE)


Fonte: Fetamce


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO