Cerca de 40 pessoas participaram ontem de atividade de lançamento da cartilha 10 ideias para uma tributação mais justa, realizada em São Paulo, no prédio da Escola DIEESE. A publicação é uma produção conjunta do DIEESE e do Sindifisco Nacional.
A ideia por trás cartilha é a distribuição mais igualitária no pagamento de impostos, taxas e contribuições – carga maior sobre quem pode mais. As propostas apresentadas na publicação são:
1) aumentar a transparência da tributação; 2) desonerar permanentemente a cesta básica; 3) tributar bens supérfluos e de luxo; 4) corrigir a tabela do IR e aumentar sua progressividade; 5) tributar lucros e dividendos distribuídos; 6) melhorar a cobrança do imposto sobre heranças e doações; 7) aumentar os impostos sobre propriedade da terra; 8) tributar a remessa de lucros; 9) cobrar IPVA de aeronaves e embarcações e; 10) criar o imposto sobre grandes fortunas
A cartilha é a terceira publicação produzida em conjunto pelo DIEESE e o Sindifisco, com o objetivo de resgatar e trazer para o debate público a dimensão estratégica da justiça fiscal e tributária, que é a progressividade da tributação.
Fonte: Dieese
Assessoria de Comunicação
Fonte: Fetamce