Com decisão por análise de contas de Crateús pelo MPCE, professores suspendem greve

Após audiência de conciliação, realizada no dia 31 de maio pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), com a participação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (SEJUSC) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e da Prefeitura de Crateús, os professores municipais crateuenses decidiram suspender a greve da categoria.

A interrupção do movimento paredista foi deliberada em assembleia ocorrida ontem (01/06) e se dá após as partes, gestão e sindicato, consentirem em aguardar resultado de análise técnica das contas do município, que será conduzida pelo Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Estado do Ceará (NATEC).

De acordo com o Sindicato dos Professores de Crateús (Sindprof), “a categoria mais uma vez lançou crença na justiça e na seriedade do trabalho de levantamento dos dados em gastos públicos. As partes envolvidas irão fazer suas requisições e o órgão fará diligências junto às partes envolvidas”.

Os profissionais do magistério de Crateús lutam por reajuste salarial de 33,24% e por outras questões fundamentais, entre elas:

  • Contra as mudanças no regime jurídico do funcionalismo – o que flexionaria os trabalhadores da condição de celetistas para estatutários;

  • Contra as alterações no plano de cargos e carreira do grupo;

  • Contra a precariedade da rede de ensino;

  • Por merenda escolar – não houve licitação em 2022;

  • Por segurança sanitária nas escolas.

Valdecy Alves, assessor jurídico do sindicato, avaliou o resultado da audiência com o MPCE e a SEJUSC como positivo. De acordo com o advogado, os profissionais ganharam mais instrumentos para a luta pelo aumento salarial e demais direitos.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO