Cesau-CE realiza 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde em outubro

Com o objetivo de propor diretrizes para formulação da Política Municipal e Estadual, o fortalecimento dos programas e ações de Vigilância em Saúde, o Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE) realizará nos dias 25 e 26 de outubro, em Fortaleza, a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (1ª CEVS).

A 1ª CEVS será um momento de debater com a população sobre a Vigilância em Saúde e propor estratégias para o cumprimento da promoção e da proteção como pilares do direito à saúde, além de estimular o fortalecimento e reconhecimento do território como espaço fundamental para a implementação da política e das práticas da Vigilância em Saúde. O intuito é, também, fomentar o controle social e a democracia participativa na construção de propostas para formulação de uma política nacional de vigilância em saúde.

O eixo principal será A Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro. Os subeixos são: O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS; Responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde; Saberes, Práticas, Processos de Trabalhos e Tecnologias na Vigilância em Saúde; Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para Enfrentamento das Iniquidades em Saúde.

A Conferência contará com etapas macrorregionais, compreendendo as Macro de Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe, Sobral e Cariri, que acontecem no intervalo de 25 de agosto a 13 de outubro. A 1ª CEVS está sendo conduzida pelas comissões Executiva, Organizadora, Formulação e Relatoria, Comunicação e Mobilização, juntamente com a Coordenadoria Regional de Saúde (Cores/SESA).

Conferências Livres

Na programação estão previstas duas Conferências Livres, uma já realiza no dia 12 de setembro e outra a acontecer em 16 de outubro, no auditório Valdir Arcoverde, com o objetivo de apresentar sugestões para os eixos temáticos. As Conferências Livres são organizadas pelos segmentos de usuários, trabalhadores e gestores/prestadores, além da representação social da juventude, população negra, pescadores, catadores de materiais recicláveis, profissionais de saúde, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas vivendo com HIV/AIDS, dentre outras. As Conferências Livres não elegem delegados.

Consulta Pública

No intuito de tornar a  1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde um espaço democrático, de colaboração social e de construção coletiva, o  Cesau-CE abriu para consulta pública o Regimento da 1ª CEVS. O documento estará disponível até 29 setembro, para sugestões e/ou alterações. Todas as propostas serão compiladas pela Comissão de Formulação e Relatoria e levadas para aprovação definitiva do Pleno do Conselho.

– FAÇA SUAS SUGESTÕES /ALTERAÇÕES NO REGIMENTO CLICANDO AQUI.

DOCUMENTOS

– MANUAL ORIENTADOR DA 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE BAIXE AQUI

– MODELO DE MOÇÃO BAIXE AQUI

– MODELO DE FICHA DE CREDENCIAMENTO DE DELEGADOS DA MACRORREGIONAL PARA 1ªCEVS BAIXE AQUI

– MODELO DE FICHA DE PROPOSTAS PARA 1ª CEVS BAIXE AQUI

Fonte: Conselho Estadual de Saúde


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO