Ceará presente nas discussões do “projeto saúde” da Internacional de Serviços Públicos

Nesta segunda e terça-feira, 1 e 2 de setembro, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato e secretário de saúde do trabalhador da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Oldack Sucupira, representa o Ceará no encontro do Projeto Saúde da Internacional de Serviços Públicos (ISP). A iniciativa tem como tema “Ampliando os Direitos das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Saúde na América Latina”, recebe apoio do Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia (SASK) e ocorre em São Paulo, SP.

A programação do evento contou, inicialmente, com a participação dos convidados da atividade na leitura da sentença do Julgamento de Jair Bolsonaro no Tribunal Permanente dos Povos, por descaso com profissionais de saúde, negros e indígenas, que foi realizada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Em decisão histórica, o Tribunal popular acabou condenando o presidente.

Ainda no primeiro dia, iniciou-se uma reunião de planejamento das entidades representativas do setor Saúde filladas à ISP sobre o projeto SASK/ISP, seguida da abertura oficial do “Projeto Saúde” e uma série de apresentações, entre elas sobre a recuperação do trabalho da ISP nas lutas em defesa da saúde pública e universal e de proteção aos trabalhadorxs do setor; o detalhamento do projeto, importância e estratégia para as Américas, em especial para Colômbia, Guatemala e Brasil; a exposição do Tratado da Pandemia, processo na OMS e Convenções da OIT estratégicas para trabalho em Saúde.

O relato expositivo foi realizado por Jocelio Drummond, Secretário Regional da ISP para Interaméricas, Denise Motta Dau, Secretária Sub-regional da ISP no Brasil, e Pedro Villardi – Coordenador Regional de Equidade em Saúde da ISP. Após as manifestações, deu-se a discussão dos temas junto aos participantes.

Já no segundo dia de encontro, estão sendo dada continuidade às reuniões com representantes da SASK e sindicalistas da Saúde do Brasil para dialogar sobre o Projeto SASK/ISP, assim como a apresentação da estratégia da SASK2020-2030 e do Programa de Cooperação da SASK 2022-2025, a exibição sobre a experiência no setor público de saúde na Finlândia e a apresentação das prioridades das afiliadas do setor saúde da ISP Brasil. Estão presentes nestes debates Jocelio Drummond, pela ISP Interaméricas, Henri Lindholm, presidente da SASK, Patrício Sanbonino, representante Regional da SASK para América Latina, Evelina Petala, do Sindicato sector público – JHL, e Denise Motta Dau, da ISP no Brasil.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO