Caravanas sindicais se unem a professores de Crateús em grande ato pelo reajuste de 15%

Professores, diretoria e representantes de sindicatos filiados à Fetamce ocuparam as ruas de Crateús, nesta quarta-feira (14), em protesto pelo reajuste do piso do magistério. A data marca o terceiro dia de greve docente.

Desde o início do ano, a categoria luta pela implementação do reajuste de 15% anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

A caminhada teve início na sede do Sindicato dos Professores de Crateús (SINDPROF) e percorreu as ruas do centro do município, com parada em frente à sede da prefeitura e culminância na Coluna da Hora.

“Não é justo que se tenha uma lei, recursos suficientes e o gestor se negue a pagar nossos direitos”, afirma Geraldo Alves, presidente do SINDPROF.

Ele também afirma que, desde o início do ano, a gestão do prefeito Marcelo Machado se nega a dialogar com a categoria, que também reivindica concurso público.

“Não é realizado há oito anos. A folha de pagamento da Educação possui 1.236 vínculos temporários e apenas 750 efetivos. São 493 professores efetivos e 473 temporários”, denuncia.

Participaram do ato caravanas sindicais de Nova Russas, Crateús, Ipueiras, Independência, Novo Oriente, Monsenhor Tabosa, Trairi, Ubajara, Ibiapina e Guaraciaba do Norte.

Somaram forças, também, movimentos e entidades como MST, Cáritas Diocesana, Frente Social Cristã, Correnteza, UP, centros acadêmicos das licenciaturas em Música e Geografia do IFCE, entre outros.

Segundo Socorro Pires, presidenta da Fetamce, o ato conseguiu dar um recado potente à administração municipal. “Nossa mobilização mostrou que os professores não estão sozinhos nesse movimento de resistência por direitos”, afirma.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/storage/b/b6/b5/fetamce/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353

DEIXE UM COMENTÁRIO