O advogado Marcelo Uchôa, da Uchôa Advogados Associados, escritório que presta assessoria jurídica para a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), foi anunciado como membro da equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O jurista irá contribuir com o Grupo de Trabalho de Direitos Humanos.
Segundo Uchôa, o objetivo principal dos trabalhos é levantar informações e apresentar um diagnóstico das políticas públicas e ações na área dos Direitos Humanos. “A gente tem que fazer o diagnóstico do que há para depois pensar na preparação das novas pastas que o Lula se comprometeu em recriar e criar”, afirmou.
O GT de Direitos Humanos anunciado pelo vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin, tem os seguintes nomes: Maria do Rosário, deputada federal (PT-RS); Maria Vitória Benevides, socióloga, professora USP; Silvio Almeida, advogado, professor (SP); Luiz Alberto Neuquetti, doutor em economia (SP); Janaína Barbosa de Oliveira, movimento LGBTQIA+ (PA); Rubens Linhares Mendonça Lopes, setorial do PT da PCD (CE); Emídio de Souza, deputado estadual (PT-SP).
Além de advogado, Marcelo Uchôa é professor de Direito Internacional Público da Unifor. Mestre e doutor em Direito Constitucional, com Estudos de pós-doutorado em direitos humanos pela Universidade de Salamanca. Foi também coordenador de políticas públicas em direitos humanos do Governo do Ceará.
Com informações da Uchôa Advogados Associados